FORTES TEMPORAIS ATINGIRÃO GRANDE PARTE DAS REGIÕES SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL

O avanço da frente fria associada ao ciclone extratropical o qual provocou temporais com rajadas de vento essa semana na Região sul, ainda continuará influenciando as condições de tempo no Brasil Central.

Publicado em 05/02/2021 16h12 . Última modificação 05/02/2021 19h51 .

O avanço da frente fria, que por sua vez, está associada ao ciclone extratropical que provocou temporais com rajadas de vento essa semana na Região Sul, ainda continuará influenciando as condições de tempo no Brasil Central. Desta vez, a frente fria permanecerá estacionária sobre o Oceano Atlântico e juntamente com o intenso fluxo de calor e umidade favorecerão a formação de um episódio de ZCAS (Zona de Convergência da América do Sul).


A configuração da ZCAS irá provocar intensos temporais (pancadas de chuva, rajadas de vento e possível queda de granizo) entre os dias 06 (sábado) e até pelo menos o dia 09/02 (terça-feira), em grande parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste (especialmente em Minas Gerias, Rio de Janeiro e no Espírito Santo).


O modelo numérico COSMO (Figura 1), processado no INMET, indica que entre os dias 05 e 09 de fevereiro, poderá ocorrer chuvas intensas e significativos acumulados de chuva (que podem ultrapassar, localmente, os 200 mm), em Minas Gerias (especialmente na Zona da Mata, central mineira, Rio Doce e incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte) e no centro e norte dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (incluindo a região metropolitana das capitais fluminense e capixaba).


                                                                      Figura 1 – Mapa de chuva (mm) previsto pelo modelo COSMO 7KM para o de período de 05 a 09 de fevereiro de 2021, com destaque na Região Sudeste.

Veja AQUI o Alerta Conjunto do INMET, INPE/CPTEC, CENAD, CPRM e CEMADEN emitido em 05/02/2021