Final de semana será de muito frio especialmente na Região Sul do Brasil

As temperaturas mínimas ficarão abaixo de 0°C em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Publicado em 13/06/2022 02h30 . Última modificação 13/06/2022 10h52 .

A partir da próxima sexta-feira (10) uma nova frente fria deverá atuar sobre o Sul do Brasil.

A massa de ar, de origem polar, na sua retaguarda intensifica o frio sobre parte do Brasil derrubando, ainda mais, as temperaturas.

A partir de sábado (11) há previsão de geada ampla na Região Sul.

Sexta-feira (10)

Com a passagem de uma frente fria pela Região Sul de rápido deslocamento para o litoral da Região Sudeste, uma intensa massa de ar frio começa a atuar em áreas do Brasil favorecendo a queda das temperaturas máximas principalmente na Região Sul e também em Mato Grosso do Sul, áreas do Mato Grosso, São Paulo e no extremo sul de Goiás.

Sábado (11)

O sábado será gelado em toda a Região Sul. As temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Como comparação, durante a intensa onda de frio de maio, a menor temperatura registrada nas Estações Meteorológicas do Inmet, na Região Sul, foi -2,9°C em Bom Jardim da Serra (SC).

Há chance de geada ampla nos estados da Região Sul e também em áreas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nos Estados da Região Sul, a intensidade da geada será de moderada a forte.

Acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos dos próximos dias onde serão definidas as áreas e intensidade das geadas com maior confiabilidade (https://alertas2.inmet.gov.br)

Ainda no sábado (11), o ar frio também avança para os estados do Sudeste, além de cidades do interior do Brasil podendo evidenciar um novo episódio de friagem em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte.

A Figura 1 mostra a previsão de temperatura mínima para o dia 11 de junho às 6 horas (horário de Brasília). Tons em roxo indicam áreas com previsão de temperaturas abaixo de 0°C.

Mapa de previsão de temperaturas mínimas para o dia 11 de Junho (2022)
Figura 1: Previsão de temperatura mínima para o dia 11/6 às 6h (horário de Brasília).


Domingo (12)

O ar frio continua atuando nos Estados da Região Sul e avança para o Mato Grosso Sul, São Paulo e Mato Grosso. Nesse dia, as temperaturas deverão variar entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), entre 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e entre 10°C e 20°C na capital paulista.

Ainda há previsão de geada ampla e de intensidade moderada a forte em áreas do oeste, norte e Serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o Estado de Santa Catarina (com exceção apenas do litoral). Também há previsão de geada, de menor intensidade, no centro e norte do Paraná e no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Segunda-feira (13)

As temperaturas mínimas ainda serão negativas nas Serras Gaúcha e Catarinense e há previsão de geadas na Região Sul, além de áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Serra da Mantiqueira.

Ainda nesse dia, os ventos associados ao anticiclone pós-frontal podem transportar o ar frio até o Nordeste brasileiro derrubando também as temperaturas em áreas do estado da Bahia.

Temperaturas previstas entre os dias 10 e 13 de junho de 2022.

As Tabelas 1 e 2 apresentam os valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 10 e 13 de junho de 2022 para algumas cidades brasileiras.

Na Tabela 1, com previsão para algumas cidades dos Estados da Região Sul do Brasil, o destaque é para as temperaturas de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, ambas em Santa Catarina no dia 11 (sábado). A temperatura mínima prevista é de -5°C e a máxima não deverá passar dos 7°C.

Tabela 1: Valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 10 e 13/06/2022 para cidades da Região Sul.



A Tabela 2 apresenta a previsão de temperatura para algumas cidades das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

No dia 13 (segunda-feira), por exemplo, a temperatura na cidade do Rio de Janeiro (RJ) deverá variar entre 15° C e 21°C.

Tabela 2: Valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 10 e 13/06/2022 para cidades das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.



O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: