Final de semana de chuvas intensas no leste da Região Nordeste

A previsão indica que os maiores totais de chuva poderão ser registrados, principalmente, nos litorais entre do Rio Grande do Norte e de Alagoas.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 27/05/2022 13h28 . Última modificação 27/05/2022 14h53 .

A atualização da previsão do tempo persiste com condição de chuva intensa no leste do Nordeste entre hoje (27) e durante todo o final de semana (dias 28 e 29/05).

Ao longo da tarde e noite de hoje (27), as chuvas mais intensas estão previstas para o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba onde, pontualmente, os totais de chuva poderão ser superiores a 100 mm. Previsão de chuvas mais intensas também no litoral do Ceará (na região de Fortaleza e Jaguaribe).

A partir da madrugada de amanhã (28), as chuvas deverão persistir sobre o leste do estado potiguar e deverão se intensificar no leste desde a Paraíba até Alagoas. Novamente, os totais diários de chuva poderão ultrapassar os 100 mm.

No domingo (29), os volumes mais significativos são previstos no litoral de Pernambuco e de Alagoas.

Atenção especial para as atualizações das previsões e avisos meteorológicos especiais, principalmente entre os dias 28 e 29/05.

A Figura 1 mostra o mapa da previsão de chuva acumulada (mm) para o Nordeste, no decorrer do dia 27 (sexta-feira) até a manhã do dia 28 (sábado). Áreas na cor rosa claro indicam totais de chuva entre 90 mm e 125 mm para o litoral entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

                                                    Figura 1. Mapa da previsão da precipitação acumulada (mm) no período de 27 a 28/05 (manhã).

                                                       Imagens de satélite entre 23h40 do dia (26) até 9h30 do dia (27/05).



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para informações meteorológicas sobre o continente, consulte o INMET em seu site: portal.inmet.gov.br e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: