Fim de semana terá chuvas volumosas na Região Sudeste

A chuva vai atingir o Rio de Janeiro, leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira. A partir de segunda-feira (22), grandes volumes também podem afetar o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal

Publicado em 18/01/2024 13h24 . Última modificação 18/01/2024 14h26 .

No próximo fim de semana (20 e 21/01), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste da Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade, entre sábado (20) e domingo (21), sobre o leste de São Paulo, sul, Zona da Mata e centro (incluindo a capital e Região Metropolitana) de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No sábado, a previsão do Inmet indica que a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Região Metropolitana) e áreas do litoral, conforme mostra a figura 1a, onde alguns totais de chuva podem variar entre 80 milímetros (mm) e 100 mm de forma localizada. Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos. Veja figura 1b.

Figura 1: (a) Mapa do modelo Cosmo 7 km previsão de chuva acumulada em 24h – entre as 21h (horário de Brasília) de sexta-feira (19) e as 21h (horário de Brasília) de sábado (20) e (b) mapa do modelo Cosmo 7 km previsão de chuva acumulada em 24h – entre as 21h (horário de Brasília) de sábado (20) e as 21h (horário de Brasília) de domingo (21).


Posteriormente, a partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, situação que será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias.

O Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações diárias da previsão do tempo, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: