Fevereiro: Como será o clima no Brasil?

A previsão para o mês indica chuvas acima da média na faixa norte e irregulares no centrossul do País

Publicado em 03/02/2023 08h41 . Última modificação 07/02/2023 14h14 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o mês de fevereiro chuvas próximas ou acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste (figura 1a -  cores cinza e azul no mapa). Ainda segundo a previsão, os volumes podem ultrapassar 200 milímetros (mm) desde a costa do Amapá até o Ceará. Já no sul do Pará, Tocantins e Bahia, as chuvas poderão ficar um pouco abaixo da média (figura 1a - cor amarela no mapa).  

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de irregularidade espacial das chuvas, que estarão mais concentradas no Mato Grosso, centrossul de Goiás e do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais e de São Paulo, com volumes superiores a 150 mm. Nas demais áreas, são previstas chuvas ligeiramente abaixo da média.

Na Região Sul, a tendência é de chuvas acima da média no Paraná e no leste de Santa Catarina, com volumes que podem ultrapassar 200 mm na costa dos dois estados. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de volume abaixo ou próximo de 180 mm.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para fevereiro de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras, é possível perceber que as áreas do MATOPIBA (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) poderão continuar com os níveis de água no solo  elevados, mesmo que ocorram chuvas ligeiramente abaixo da média no oeste da Bahia e sul de Tocantins. Este cenário é devido aos grandes volumes de chuva observados nos últimos meses, amenizando, portanto, os possíveis impactos nas culturas da região, como a soja, milho primeira safra e algodão. Já em áreas do norte da região, a previsão é de aumento das chuvas e consequente elevação da umidade do solo a partir de fevereiro.

Na área central do Brasil, o estabelecimento da estação chuvosa na região tem sido importante para a manutenção dos níveis de água no solo e o bom desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, como a soja, milho, feijão e algodão. No entanto, apesar da previsão de chuvas dentro ou abaixo da média em grande parte da localidade, os grandes volumes de chuva observados nos últimos meses podem amenizar o impacto nas culturas agrícolas, caso haja redução dos níveis de água no solo, principalmente, em áreas do Mato Grosso, Goiás, centro de Minas Gerais e São Paulo.

Já no Sul do País, as chuvas abaixo da média, que foram observadas em grande parte da região nos últimos meses, especialmente no Rio Grande do Sul, causaram restrição hídrica aos cultivos de primeira safra e, caso permaneçam abaixo da média em fevereiro, principalmente em áreas do extremo sul do estado, os níveis de água no solo podem ser impactos negativamente, afetando ainda mais as culturas agrícolas que se encontram em estádios fenológicos mais sensíveis, como a soja e o milho primeira safra, além da cultura do arroz irrigado, que vem sofrendo com a redução dos níveis dos reservatórios nas áreas produtoras. Já no Paraná e no leste de Santa Catarina, a previsão de chuvas acima da média poderá contribuir para a manutenção do armazenamento de água no solo.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser próximas e acima da média em grande parte do centrossul do País, principalmente no sul da Bahia, norte de Minas Gerais, leste de São Paulo, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste da Região Sul (figura 1b - cores cinza e laranja no mapa). 

Já nas regiões Norte e Nordeste, são previstas temperaturas médias acima de 26ºC, enquanto na parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo da média (figura 1b - cor azul no mapa), devido a persistência de dias chuvosos nesta área.

Figura 1: Previsão de anomalias de chuva (a) e temperatura média do ar (b) do modelo climático do Inmet para o mês de fevereiro de 2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: