Feriado terá grandes volumes de chuva no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia

O avanço de uma frente fria vai deixar o tempo instável e provocará aumento da nebulosidade em parte dos três estados

Publicado em 19/04/2023 14h33 . Última modificação 19/04/2023 15h48 .

No feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira (21), a previsão indica grandes volumes de chuva em parte do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. O avanço de uma frente fria, a partir desta quinta-feira (20), vai deixar o tempo instável em praticamente todo o Espírito Santo e aumentar a nebulosidade no norte de Minas Gerais e no sul e extremo sul da Bahia. Veja figura 1. 

Na sexta-feira, a frente fria vai se deslocar para o Oceano Atlântico, mas a associação entre os demais sistemas meteorológicos presentes, desde os baixos até os altos níveis da atmosfera, vão contribuir para a persistência da chuva, especialmente no norte do Espírito Santo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e na Bahia (oeste, sul, sudoeste e, principalmente, no litoral sul – área que abrange desde o município de Porto Seguro até o extremo sul do estado). A região da Bahia citada pode registrar os maiores volumes de chuva, superando 100 milímetros (mm) em locais pontuais.

Figura 1: Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para sexta-feira (21), às 18h (horário de Brasília), com as variáveis de chuva acumulada (a) e temperatura do ar (b), linhas de corrente e umidade relativa do ar em 700 hPa.


Fim de semana 

Entre sábado (22) e domingo (23), o tempo instável e chuvoso permanece em toda a faixa litorânea da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano e a cidade de Salvador (BA).

O cenário se mantém devido à circulação dos ventos úmidos vindos o Oceano Atlântico, assim como o padrão em médios e altos níveis da atmosfera.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: