Eventos extremos: novembro/2023 foi marcado por chuva acima da média nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia

O mês ainda teve chuvas abaixo da média em em áreas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Além disso, no mês houve calor extremo.

Publicado em 06/12/2023 13h22 . Última modificação 06/12/2023 15h28 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (6), um levantamento dos principais fenômenos meteorológicos que atuaram no Brasil em novembro de 2023.

O mês foi marcado por episódios de chuvas que causaram alagamentos, deslizamentos e impactos no agronegócio. Destacam-se as chuvas ocorridas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia, visto que os acumulados de chuva ultrapassaram a média histórica.

Ainda em novembro, áreas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste registraram chuvas abaixo da média, devido a combinação dos efeitos do fenômeno El Niño e do Atlântico Tropical Norte mais quente que o normal.  Além disso, no mês houve calor extremo.

Chuva

Em novembro, os maiores acumulados de chuvas (tons em azul no mapa da figura 1) concentraram-se no noroeste do País, devido à combinação do calor e a alta umidade. 

Na Região Sul, a formação de baixas pressões e de frentes frias foram as principais responsáveis pela ocorrência de chuvas volumas especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já na porção central do País menores volumes foram observados. E em grande parte da região Nordeste, as chuvas foram abaixo da média.

Figura 1: Mapa do acumulado de precipitação (chuva), em milímetros (mm), nos últimos 30 dias (áreas mais chuvosas, em azul escuro, e menos chuvosas, em verde claro/amarelo).

Na Região Nordeste, a combinação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), além do calor e da alta umidade, provocou chuvas volumosas no estado do Rio Grande do Norte no dia 28/11. Destaque para a capital Natal (RN) e a localidade de Ceará Mirim (RN), que durante a madrugada e início da manhã registraram acumulados de 225,1 mm e 202,4 mm, respectivamente.

As chuvas ocorridas na Região Sul se deve à combinação de sistemas meteorológicos como frentes frias e baixas pressões, juntamente com os efeitos do fenômeno El Niño. No dia 18/11, por exemplo, os volumes foram significativos em Cambará do Sul (RS) com 155,8 mm; Torres (RS) com 143,2 mm e Teutônia (RS) com 140,4 mm.

A figura 2a apresenta a imagem de satélite do dia 18/11/2023, às 6h, que realça as chuvas mais expressivas no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Além disso, após vários dias de tempo seco, o dia 28/11 foi excepcionalmente chuvoso no Rio Grande do Norte (figura 2b). Ressalta-se que, áreas em vermelho indicam regiões mais favoráveis para ocorrência de chuvas intensas.

Figura 2: Imagem de satélite dos dias: (a) 18/11/2023 às 09UTC (6h no horário de Brasília) e (b) 28/11/2023 04UTC (1h do horário de Brasília).

Confira a nota técnica completa AQUI!

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: