Eventos Extremos: Chuvas intensas e queda de temperatura marcaram o mês de abril de 2023

As chuvas atingiram, principalmente, os estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Roraima, Pará, Amazonas e Paraná. Já o frio afetou o Sul do Brasil.

Publicado em 05/05/2023 15h00 . Última modificação 05/05/2023 16h43 .


Em abril deste ano, os maiores acumulados de chuvas se concentraram na faixa norte do País, principalmente, devido à combinação do calor e alta umidade, além da contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), importantes para a ocorrência de chuvas expressivas no norte das regiões Norte e Nordeste. Nas demais regiões, a alta umidade e o calor foram fundamentais para ocorrência de acumulados de chuva. Ver Figura 1.

Figura 1: Mapa do acumulado de chuva, em milímetros (mm), em março de 2023 (áreas mais chuvosas em azul-escuro e menos chuvosas em verde-claro/amarelo).

No mês de abril, ainda foi observada a presença da banda dupla da ZCIT em três períodos: o primeiro entre os dias 04 e 07, o segundo entre os dias 10 e 17 e o último entre os dias 26 e 28.

A combinação do calor e alta umidade, acompanhado da contribuição da ZCIT, provocou a ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, principalmente nos municípios de Tucuruí (PA) com registro de 102,6 mm de chuva no dia 01, Chapadinha (MA) com 125,7 mm e Tracuateua (PA) com 111,1 mm, ambos no dia 04 e São João do Piauí (PI) com 119,4 mm no dia 09. Já entre os dias 20 e 22, o avanço de uma frente fria no sul da Bahia deixou o tempo instável, o que favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidades e ocorrência de temporais em Porto Seguro (BA), com volumes chegando a 207,4 mm e 156 mm em Ilhéus (BA), ambos no dia 21.

O calor e a alta umidade provocaram pancadas de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No município de Bebedouro (SP), o acumulado de chuva foi de 128,6 mm e em Diamantino (MT) o registro foi de 93,8 mm, ambos no dia 09. Já a convergência de umidade, combinada ao calor e a alta umidade manteve as instabilidades no Distrito Federal no dia 11, provocando chuvas expressivas no Paranoá (DF), com 80,8 mm e em Brasília (DF), com 72 mm. Já em Miranda (MS), áreas de instabilidade favoreceram acumulados de 124 mm no dia 26.

Áreas de instabilidade associadas à convergência de umidade e ao deslocamento de áreas de baixa pressão, principalmente na média e alta troposfera, provocaram chuvas expressivas na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Paraná. Destaque para as chuvas ocorridas no dia 17 nas localidades de Vacaria (RS) com 87,8 mm e Diamante do Norte (PR) com 75,8 mm.

A Figura 2a apresenta a imagem de satélite do dia 10 às 16h, que realça as chuvas em grande parte do País, mas especialmente, a chuva com granizo que ocorreu em Brasília (DF). Em cinco horas foram registrados mais de 80 mm na estação do Paranoá (DF). Já a Figura 2b destaca as chuvas no sul da Bahia no dia 21 às 5h, onde em quatro horas a estação de Porto Seguro (BA), registrou mais de 130 mm. As áreas em vermelho indicam as regiões mais favoráveis para ocorrência de chuvas intensas.

Figura 2: Imagem de satélite dos dias (a): 10/04/2023, às 19UTC (16h no horário de Brasília) e (b): 21/04/2023, às 8UTC (5h no horário de Brasília).


A Tabela 1 apresenta os destaques dos totais, médias e desvios de chuva no mês de abril de 2023 para os estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Roraima, Pará, Amazonas, Paraná, São Paulo e Piauí. No que diz respeito ao acumulado de chuva, o maior valor ocorreu no Pará, onde a estação meteorológica de Tucuruí (PA) registrou um total de chuva de 525,0 mm. Já em relação ao maior desvio de chuva positivo, ou seja, chuva acima da média histórica, o maior registro foi no estado do Rio de Janeiro, no município de Teresópolis (RJ), com 243,3 mm de chuva. Já o segundo maior desvio positivo de chuva no mês foi observado no Maranhão, em Chapadinha (MA), que registrou um acumulado de 494,7 mm, com desvio positivo de 163,0 mm chuva, no mês.

Tabela 1 – Precipitação total acumulada em abril de 2023 no Rio de Janeiro, Maranhão, Roraima, Pará, Amazonas e Paraná.


Por fim, foi feito um levantamento dos acumulados de chuva no mês de abril desde a abertura das Estações Meteorológicas do INMET (Tabela 1). Podemos destacar que a localidade de Tucuruí (PA) apresentou o segundo abril mais chuvoso, perdendo apenas para o ano de 2009, quando acumulou 672,0 mm. É importante ressaltar que, normalmente durante os meses de outono, existe uma redução do volume de chuvas em grande parte do País, que inclui as regiões Centro-Oeste, Sudeste e partes das regiões Norte e Nordeste.

Confira a nota técnica completa AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: