INMET divulga previsão para semana de 26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026

Informações constam no Informativo Meteorológico nº 04/2026

Publicado em 26/01/2026 15h51 . Última modificação 26/01/2026 16h05 .

Durante a última semana de janeiro, a previsão é que os maiores totais de chuva ocorram em áreas da Região norte do Brasil, assim como em áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (Figura 1).  A previsão também indica temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, especialmente na Região Sul, no interior da Região Nordeste, bem como nos estados de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Nessas áreas, as temperaturas máximas podem chegar a 38 °C (Figura 2).

Chuvas

Na Região Norte, são previstos totais de chuva entre 50 mm e 100 mm, com maiores valores previstos para o Acre, oeste do Amazonas e no Pará (tons em vermelho na Figura 1).

Não há previsão de chuva em toda a área central da Região Nordeste nesta semana. Por outro lado, áreas do Maranhão (MA), oeste da Bahia (BA) e extremo oeste do Piauí (PI) deverá ter um cenário mais úmido, com favorecimento de chuvas principalmente na primeira metade da semana, exceto na Bahia que encontra um cenário de chuvas volumosas a partir de domingo (01). Nestas áreas os totais de chuva devem ficar entre 50 mm e 100 mm. Não estão descartados temporais isolados com totais de chuva acima de 50 mm em um único dia desta semana em áreas do sudoeste da Bahia.

Na Região Centro-Oeste, a previsão para esta semana é de chuvas irregulares. Em grande parte da região os totais de chuva devem ficar em torno de 50 mm (tons verdes e amarelo na Fig. 1). Entretanto, em áreas do leste do Mato Grosso e do oeste de Goiás, os totais de chuva podem ficar próximos aos 100 mm (tons em vermelho na Figura 1).

Para a Região Sudeste, a previsão indica um cenário de atenção, possibilidade de ocorrência de eventos extremos. A previsão é de totais de chuva que podem superar os 120 mm, entre sexta-feira (30) e sábado (31) no leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais (incluindo a Serra da Mantiqueira), Zona da Mata mineira e todo o Estado do Rio de Janeiro.

Já na Região Sul, a previsão é de tempo mais seco, sem previsão de chuvas significativas, especialmente no oeste da região. Por outro lado, entre sexta-feira (30) e sábado (31), o total de chuva pode superar os 100 mm entre o litoral de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada (26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026). Fonte: INMET


Temperaturas

Na Região Norte, a previsão de temperatura máxima indica, em média, valores, que podem variar 26 °C e 34 °C. Já as temperaturas mínimas deverão permanecer estáveis, com valores podendo variar entre 22 °C e 24 °C.

Na Região Nordeste, a semana deve ser de temperaturas máximas elevadas na maior parte da região, com destaque para o sul do Piauí, o leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, onde os valores devem variar entre 34 °C e 38 °C. Nas demais áreas, as temperaturas máximas variam entre 28 °C e 32 °C. As temperaturas mínimas previstas, na maior parte do Nordeste, devem permanecer entre 20 °C e 24 °C. Entretanto, no norte da região, as mínimas podem superar 24 °C.

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas máximas permanecem elevadas em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, variando entre 34 °C e 36 °C. Nas demais áreas da região, as temperaturas máximas deverão variar entre 28 °C e 32 °C. As temperaturas mínimas seguem elevadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás, onde podem variar entre 22 °C e 24 °C. Por outro lado, no leste de Goiás e no Distrito Federal, as mínimas permanecem entre 18 °C e 20 °C.

Na Região Sudeste, a semana deve ser marcada pelo predomínio de temperaturas elevadas no sul e no oeste do estado de São Paulo, assim como no norte de Minas Gerais, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar 32 °C. Nas demais áreas do Sudeste, especialmente na Zona da Mata mineira, na região serrana do Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba paulista, as temperaturas máximas permanecem mais amenas, variando entre 24 °C e 26 °C, associadas à persistência de um padrão de tempo mais chuvoso nessas localidades. As temperaturas mínimas mantêm-se elevadas no oeste do estado de São Paulo, com valores acima de 22 °C. Entretanto, na região central de Minas Gerais, os termômetros devem registrar temperaturas mínimas em torno de 16 °C.

No Sul do Brasil, o predomínio de tempo seco por vários dias consecutivos, provocado pela atuação de um sistema de alta pressão, que dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas significativas, favorece a elevação das temperaturas, especialmente na primeira metade da semana. As áreas mais afetadas pelas temperaturas elevadas devem ser os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sul do Paraná, com temperaturas máximas variando entre 32 °C e 38 °C. Os valores previstos devem ficar entre 5 °C e 7 °C acima da média histórica até quarta-feira (28). Contudo, na segunda metade da semana, com o aumento das chuvas previstas para a região, as temperaturas máximas entram em ligeiro declínio, especialmente no leste da região, com valores variando entre 26 °C e 28 °C. As temperaturas mínimas também seguem em um padrão elevado, com destaque para o oeste dos três estados, onde podem superar 22 °C. A exceção é a região serrana de Santa Catarina, onde as mínimas devem variar entre 12 °C e 14 °C na terça-feira (27).


Figura 2: Previsão de temperatura máxima para a semana de 26 a 30 de janeiro de 2026 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMET

Leia AQUI a previsão completa para esta semana de de 26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026 e as condições observadas no Brasil entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2026 no Informativo Meteorológico nº 04/2026.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

Veja mais: