Eventos extremos: Chuvas intensas e temperaturas elevadas marcam fevereiro de 2023

As chuvas atingiram os estados de SP, MS, PA, AM, CE e MA. Já o calor afetou a Região Sul, especialmente o RS

Publicado em 13/03/2023 13h33 . Última modificação 13/11/2023 16h06 .

Em fevereiro deste ano, os maiores volumes de chuva se concentraram em grande parte do Brasil, desde o noroeste da Região Norte até o leste das regiões Sudeste e Sul, passando pela parte central.

As chuvas ocorreram, principalmente, devido ao calor e à alta umidade, além da presença do canal de umidade.

Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuiu para a ocorrência de chuvas na parte norte das regiões Norte e Nordeste.

Figura 1: Mapa do acumulado de chuva, em milímetros (mm), nos últimos 30 dias (áreas mais chuvosas em azul escuro e menos chuvosas em verde claro/amarelo).


Em fevereiro de 2023, ainda foram observados dois episódios de banda dupla da ZCIT: o primeiro entre os dias 7 e 15 e o último entre os dias 20 e 25.

A Zona de Convergência Intertropical contribuiu para ocorrência de chuva nas regiões Norte e Nordeste, como na cidade de Salinópolis (PA), que registrou 204,8 milímetros (mm) no dia 1º. Além disso, a combinação do segundo ramo da ZCIT com o Vórtice Ciclônico dos Altos Níveis (VCAN) provocou, no dia 6, chuvas expressivas e superiores a 80 mm em Jaboatão dos Guararapes (PE) e em Olinda (PE). Já em Recife (PE), a chuva chegou a 129,9 mm no dia 9.

Um cavado em baixo e médio níveis canalizou umidade para a Região Sudeste e provocou chuvas volumosas, no dia 8, na cidade do Rio de Janeiro, com destaque para os municípios de Saquarema, com 288,8 mm, Valença, com 145,6 mm, e Jacarepaguá, com 129 mm. 

Na mesma semana, devido ao padrão de circulação de um cavado combinado ao calor e a alta umidade, as chuvas intensas atingiram as regiões Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para as cidades de Três Corações (MG) e Camanducaia (MG), com valores superiores a 110 mm, além de Dracena (SP), com 69,2 mm, e Goiânia (GO), com 64,2 mm, ambos no dia 10. Além disso, a presença de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo, no dia 19, provocou chuvas intensas e volumosas em Bertiorga (SP), que contabilizou 288,8 mm.

O sistema de baixa pressão, observado no litoral de São Paulo no dia 19, se deslocou em direção ao litoral da Região Sul, provocando chuvas intensas em Santa Catarina, com destaque para Araranguá (SC), com 151,4 mm, e Laguna Farol de Santa Marta (SC), com 94 mm, ambos no dia 21.

A figura 2a abaixo mostra a imagem de satélite do dia 7, às 17h, com chuva em praticamente todo o País, mas, principalmente, no Rio de Janeiro. Já a figura 2b destaca as chuvas em São Paulo devido a uma área de baixa pressão no dia 18, às 19h (horário de Brasília). Vale ressaltar que as áreas em vermelho indicam regiões mais favoráveis à ocorrência de chuvas intensas.

Figura 2: Imagem de satélite dos dias (a) 07/02/2023, às 20UTC (17h - horário de Brasília), e (b) 18/02/2023, às 22UTC (19h - horário de Brasília).


Confira a nota técnica completa AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: