Estação meteorológica automática é reativada na Antártica com apoio do INMET

O diretor do Instituto reforçou o papel estratégico da estação na coleta de informações meteorológicas.

Publicado em 24/12/2021 08h47 . Última modificação 14/12/2022 11h47 .

Na última quinta-feira (16), a estação meteorológica automática na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foi reativada pela unidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com Luciano Ponzi Pezzi, coordenador do projeto ATMOS (AnTarctic Modeling Observation System), desenvolvido no Laboratório de Estudos do Oceano e da Atmosfera (LOA), as instalações puderam ser reestabelecidas a partir da instalação de uma estação meteorológica automática pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na EACF.

O esforço em prol da reativação dessa estação meteorológica automática foi uma ação no âmbito da Rede Nacional de Meteorologia (RNM), e passou por uma grande articulação liderada pelos pesquisadores do INPE e pelo Coordenador-Geral de Ciências da Terra, Gilvan Sampaio, que contou com o grande apoio do diretor do INMET, Miguel Novato, para efetivar a presente ação.

Foto: Reprodução/GOV/INPE

“O INMET tem feito um esforço de recuperação das estações em todo o país e fora dele. Essas estações tem um papel estratégico na coleta de informações e na melhoria da previsão que a meteorologia no país faz. Estamos recuperando as estações que foram perdidas durante a pandemia e, melhorando esses dados, poderemos fornecer uma melhor previsão e fornecer melhores dados para mitigação e previsão de clima e tempo”, destaca Miguel Novato.

O diretor do INMET ressalta, ainda, que a recuperação das instalações só foi possível com o aporte de recursos feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a gestão da ministra Teresa Cristina, que possibilitou a recuperação não apenas das estações no Brasil como também desta que fica na Antártica.

Para maiores informações, acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: