ES, RJ e SP têm final de semana com chuvas intensas
Maiores acumulados foram registrados em Angra dos Reis (RJ) e Bertioga (SP)
Conforme alertado desde a última quarta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o final de semana foi marcado por chuvas fortes, com volumes expressivos em áreas da Região Sudeste, em decorrência da atuação de uma frente fria. As partes mais afetadas foram cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
As chuvas causaram diversos transtornos no período, como alagamentos, inundações e deslizamentos. No Rio de Janeiro, os maiores volumes de chuva foram registrados na Região Serrana e na Costa Verde, com destaque para Angra dos Reis (RJ), que teve registro de 401 mm nas últimas 96 horas, segundo dados da estação pluviométrica de Lambicada, da Defesa Civil Municipal, deixando mais de 380 pessoas desalojadas no auge das chuvas.
Na Região Serrana do Rio, houve registro de 380,2 mm de chuva na estação do INMET, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Teresópolis. Em Petrópolis, também na Região Serrana, as fortes chuvas resultaram em 67 pessoas desabrigadas, segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Em São Paulo, os maiores acumulados de chuva foram obtidos ao longo da sexta-feira (4) e da madrugada de sábado (5). Estações pluviométricas da rede municipal registraram, em 24 horas, acumulados de 399,8 mm em Bertioga e 380,8 mm em Salesópolis.
Apesar do elevado acumulado de chuvas registrado neste final de semana, a emissão de avisos com mais de 72 horas de antecedência pelos órgãos competentes proporcionou um planejamento efetivo dos entes federativos, contribuindo para que nenhum óbito fosse registrado nas localidades afetadas.
Baixas temperaturas
Enquanto chovia forte na Região Sudeste, o Sul do país teve um final de semana com baixas temperaturas, conforme alertas antecipados emitidos pelo INMET na semana passada.
As menores temperaturas foram registradas no sábado (5), nas estações do INMET nas cidades de Quaraí e Bagé, ambas no RS, com 4,2 e 4,5°C, respectivamente.
No domingo, as mínimas foram registradas em Vacaria (RS), com 6,3°C; Lages (SC), com 6,8°C; e São Joaquim (SC), com 7,5°C.
Para esta segunda-feira (7), as mínimas nas capitais dos três estados da Região Sul ficarão oscilando entre 14°C e 18°C.
⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr