Emenda Parlamentar permite ampliar a Rede de Estações Meteorológicas do INMET

A iniciativa surge da necessidade de ampliação da Rede em regiões e municípios que carecem de melhores dados de previsão de tempo.

Publicado em 01/07/2022 09h45 . Última modificação 19/01/2023 09h35 .

No ano de 2021, o Deputado Federal Evair Vieira de Melo, membro da Comissão de Agricultura da Câmara e vice-presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA), conseguiu recursos através de uma Emenda Parlamentar no valor de 200 mil reais destinados a aquisição de uma estação meteorológica automática com infraestrutura completa para o município de Vargem Alta, no estado do Espírito Santo.

A iniciativa ocorreu quando as chuvas afetaram o estado e foi constatada a carência de estações meteorológicas no local.

A Emenda Parlamentar (30930012), concedida ao INMET, é uma conquista e representa uma nova possibilidade de recursos para ampliar a Rede de Estações Meteorológicas e atender à sociedade dentro da área meteorológica, oferecendo dados observados mais precisos, chegando às localidades onde o monitoramento é precário ou até mesmo inexistente.

Em reunião na última terça-feira (28) com o diretor do INMET, Miguel Novato, o deputado explicou que o investimento voltado às previsões meteorológicas é o mais adequado em um município que pode sofrer com as chuvas ou algum evento severo de tempo, por fornecer monitoramento às localidades que não tem a cobertura de estações, contribuindo, inclusive, com o aprimoramento da previsibilidade dos fatores climáticos. "Com isso, a comunidade poderá se organizar para mitigar qualquer impacto no período de chuva, que é o drama nessa região. Com essa informação, as pessoas vão ter muito mais dignidade e organizar o setor produtivo", disse o deputado.

O Instituto colaborou por meio da responsabilidade técnica, instruindo quais equipamentos deveriam ser comprados e, posteriormente, dando suporte quanto ao uso das informações a serem divulgadas de forma mais eficiente e auxiliando na parte tecnológica, gerando resultados afim de alimentar uma série de produtos meteorológicos, derivados dos dados das estações, em seu portal oficial.

Vantagens para o INMET

Hoje, é muito grande a necessidade que o INMET tem de ampliar sua Rede de Estações Meteorológicas pelo Brasil, principalmente em algumas regiões e municípios que carecem de melhores dados de previsão de tempo. Segundo o meteorologista do INMET, Mozar Salvador, mestre e doutor em Climatologia, as autoridades locais devem investir na área meteorológica, visando atender a sociedade com dados observados mais precisos.

“Se o município ou a região precisa de um monitoramento climático, o meio é entrar em contato com o Parlamentar, sugerir uma Emenda que não tenha um custo muito alto e o INMET entra com a parte técnica. Com a compra e a instalação concluída, a Estação Meteorológica poderá ser inserida no sistema de transmissão e comunicação do INMET integrado à Rede Meteorológica e, com isso, fornecer mais benefícios em tecnologias para as previsões de tempo daquele município ou região”, explica o especialista.

Dessa forma, com a Emenda Parlamentar sendo colocada em prática, a ampliação da Rede de Estações será facilitada, garantindo o funcionamento de todas as estações do INMET espalhadas pelo país.

Segundo o deputado Evair, no futuro, existem planos para o estado do Espírito Santo adquirir outras estações meteorológicas para os outros municípios.

“Eu acho que a gente tem que fazer uma conexão entre essas estações, que precisam estar em todo o estado do Espírito Santo, um estado pequeno e com bacias bastante concentradas, pois qualquer volume em excesso de chuva cria um dano maior.”

Importância das Estações Meteorológicas para a Climatologia no Brasil

Segundo o diretor do INMET, Miguel Novato, essa é a primeira vez que o órgão recebe uma emenda parlamentar para a construção de uma estação meteorológica.

“Quanto mais estações meteorológicas a gente tem espalhadas no país, mais podemos entregar uma previsão com mais qualidade, com mais tempo para fazer e com mais precisão naquela região”, explica. “As vidas que perdemos por eventos meteorológicos extremos no país poderiam ter sido salvas se a gente pudesse aumentar a nossa rede de captura, com melhor processamento dessas imagens, e fazer com que essa informação chegasse em tempo antecipado para as pessoas.

Os dados coletados por estações meteorológicas são de extrema importância para o monitoramento do tempo e do clima em nosso País, uma vez que auxilia pesquisadores, órgãos da defesa civil, aviação, navegação, agricultura, indústria, turismo, entre outras áreas.

As estações meteorológicas ativas apoiam os Seguros disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pois utilizam das informações meteorológicas observadas pelo INMET para a liberação dos Seguros, voltados para atender a agricultura familiar. As verificações identificam se houve impactos diante de uma seca prolongada, assim como os prejuízos causados pelas fortes chuvas e etc.

Nesse contexto, se não há estações meteorológicas em uma determinada região ou município, esse método de verificação já não pode ser aplicado, o que pode prejudicar às famílias que necessitam do acionamento de seguros para os pequenos e grandes produtores.

O Intuito é que esse seja o começo de muitas emendas, de uma valorização da meteorologia, de uma possibilidade maior de salvar vidas.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: