Em congresso na Suíça, mulheres são eleitas para cargos de destaque na Organização Meteorológica Mundial

A argentina Celeste Saulo será a primeira mulher a assumir o cargo de secretária-geral da OMM. A diretora do Inmet, Lizane Ferreira, também foi eleita membro do Conselho Executivo

Publicado em 02/06/2023 18h00 . Última modificação 05/06/2023 10h25 .

A presença feminina em cargos importantes da Organização Meteorológica Mundial (OMM) marcou o 19º Congresso Meteorológico Mundial (Cg-19), em Genebra, na Suíça. Nesta quinta-feira (1), pela primeira vez em 150 anos, uma mulher foi eleita secretária-geral e vai liderar as principais decisões da organização nos próximos quatro anos. Com 108 votos, a argentina Celeste Saulo, vai tomar posse em cerimônia simbólica nesta sexta-feira (2), último dia do evento. A diretora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e representante permanente do Brasil junto à OMM, Lizane Ferreira, primeira mulher a ocupar os cargos, também foi eleita membro do Conselho Executivo.

Diretora do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) desde 2014, Celeste vai assumir oficialmente o principal cargo da OMM no dia 1º de janeiro de 2024, quando termina o mandato do finlandês Petteri Taalas. “Diante das maiores ameaças globais, como a desigualdade e as mudanças climáticas, a OMM vai contribuir para fortalecer os serviços meteorológicos e hidrológicos no sentido de proteger as populações e suas economias, fornecendo também serviços e sistemas de alerta precoce e eficaz”, declarou a secretária-geral.

“Minha ambição é conduzir a OMM para um cenário em que a voz de todos os membros seja ouvida de forma igualitária, priorizando os mais vulneráveis, ​​e que as ações estejam alinhadas com as necessidades e particularidades de cada um deles”, completou a secretária-geral. Em junho de 2015, Celeste foi eleita membro do Conselho Executivo e, em abril de 2018, 2ª vice-presidente. Já em junho de 2019, ocupou o cargo de 1ª vice-presidente, se tornando a primeira mulher a assumir a função. Além disso, é autora ou coautora de mais de 60 artigos científicos e foi membro do Comitê Diretor Científico do Programa Mundial de Pesquisas Meteorológicas (WWRP), do Grupo de Trabalho sobre Previsão Sazonal a Interanual e do Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP/CLIVAR) para a variabilidade dos Sistemas de Monções da América do Sul.

A diretora do Inmet, Lizane Ferreira, celebrou a vitória da secretária-geral. “Ter uma mulher assumindo uma missão tão importante é o indicativo de que novos tempos estão por vir. O momento é de muita comemoração”, reforçou Lizane.



Secretariado e Conselho Executivo

Com a maioria dos votos, Abdulla Al Mandous foi eleito presidente da OMM durante o congresso e vai assumir o cargo imediatamente. Al Mandous é representante permanente dos Emirados Árabes Unidos junto à OMM desde 2008 e presidente da Associação Regional para a Ásia desde 2017. Além disso, também foi presidente do Painel sobre Ciclones Tropicais e é membro do Conselho Executivo; do Comitê Permanente de Meteorologia da Liga dos Estados Árabes, e do Conselho de Cooperação do Golfo em Meteorologia.

Sem concorrência, Daouda Konate, da Costa do Marfim, foi eleito 1º vice-presidente da OMM, enquanto o irlandês ​Eoin​ Moran vai assumir o cargo de 2º vice-presidente e o indiano Mrutunjay Mohapatra o de 3º vice.

A OMM divide o globo terrestre em seis grandes regiões, sendo cada uma representada no Conselho Executivo por três membros e um presidente. O Brasil e os outros 12 países da América Latina ocupam a Associação Regional III. Nesta quinta-feira, a diretora do Inmet e representante permanente do Brasil junto à OMM, Lizane Ferreira, primeira mulher a ocupar os cargos, foi eleita membro do Conselho Executivo, assim como Guillermo Antonio Baigorria Paz, do Peru, e Garvin Cummings, da Guiana. Já a presidência ficou com o coronel Pablo Daniel Cabrera García, do Uruguai.



Participação feminina na OMM

Sob o comando da diretora do Inmet, Lizane Ferreira, a delegação brasileira desembarcou na Suíça com oito integrantes. Em uma das reuniões do congresso para tratar do fortalecimento de ações voltadas à igualdade de gênero dentro da OMM, Lizane foi lembrada pelo diplomata Helges Samuel Bandeira por ser a primeira mulher a assumir o cargo atual.

A diretora do Inmet também participou de um café da manhã para debater o mesmo tema. O evento foi marcado por discussões sobre a pouca presença feminina na ciência e como melhorar este cenário. Na ocasião, Lizane esteve com a presidente do Met Office, serviço de meteorologia do Reino Unido, Penny Endersby, e Sue Barrell, ganhadora do prêmio IMO, principal premiação da OMM. Feitos importantes marcaram a trajetória de Barrell, como o desenvolvimento e implementação do Sistema Integrado de Observação Global (WIGOS) e, mais recentemente, o andamento da Política de Dados Unificados da OMM.

No encontro, também foram discutidas as dificuldades da maternidade e alternativas, como dias de trabalho remoto e flexibilidade de horários, para que as mulheres não deixem de exercer papéis de destaque dentro da OMM.

“Existe uma necessidade real de buscarmos meios para que as mulheres assumam papéis de liderança e enfrentem todas as dificuldades, que vão desde a falta de compreensão dos companheiros até a busca por equiparação salarial e, claro, passando pelos desafios da maternidade. É uma pauta muito ampla, de extrema importância e que precisa ser reforçada desde cedo. Temos o dever de buscar ações que ajudem a despertar o interesse de mulheres mais jovens e até adolescentes para a área da ciência”, declarou Lizane.

A diretora ressaltou que o Inmet está aberto para debates com essa temática. “O Brasil enxerga essa discussão com bons olhos. O Inmet será um grande parceiro da OMM no sentido de criar e divulgar ações voltadas para a valorização da mulher”, completou.



Educação

Durante o congresso, a delegação brasileira se reuniu com o diretor de Serviços e Desenvolvimento para Membros, Filipe Lúcio, e o diretor do Escritório Geral das Américas da OMM, Julian Baez, para tratar sobre capacitação e educação.

“O Brasil tem um papel importante na educação e é referência em qualificação de mão de obra e inovação. Diante disso, reforçamos a importância de uma maior integração entre as universidades, inclusive, em países de Língua Portuguesa”, afirmou Lizane.

A coordenadora-geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do Inmet, Marcia Seabra, ressaltou que esses encontros são fundamentais para mostrar a relevância do Brasil no cenário internacional. “Nossa intenção é coordenar e fortalecer parcerias com países de Língua Portuguesa e, dessa forma, revelar nosso potencial”, resumiu.

A delegação brasileira também participou de reunião sobre treinamentos e cursos de mestrado e doutorado no Brasil com representantes da Angola e de Moçambique e com a oficial de apoio à educação e treinamento da OMM, Luciane Veeck.

Lizane ainda esteve presente na reunião prévia da XVIII Conferência de Diretores dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Ibero-americanos (CIMHET), marcada para ocorrer entre os dias 5 e 8 de julho em Havana, Cuba. A diretora do Inmet também se reuniu com o embaixador brasileiro Tovar da Silva Nunes para tratar da importância da representação do Brasil junto à OMM. Na ocasião, o embaixador manifestou maior apoio à inserção e protagonismo internacional do Brasil na área da meteorologia e parabenizou Lizane pelo cargo atual, além de se colocar à disposição para projetos do Inmet.

Durante duas semanas, a programação do congresso incluiu a análise de relatórios anteriores; definição do Plano Estratégico e Orçamentário para 2024-2027; avaliação da Reforma da Governança da OMM e Estrutura dos Corpos Constituintes; revisão das Resoluções do Congresso Prévio, e definição de estratégias técnicas para apoio de metas a longo prazo.

O evento teve como destaque a iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”, lançada em março de 2022 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. A iniciativa busca garantir que todos os países tenham um sistema de alertas antecipados em cinco anos.



 

Estações centenárias

No terceiro dia do evento, foi realizada a cerimônia de reconhecimento das estações meteorológicas centenárias, sendo cinco no Brasil, todas do Inmet.

Ainda em funcionamento, as unidades brasileiras foram inauguradas em 1920, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; 1912, em Barra do Corda, no Maranhão; 1915, na cidade de Porto Nacional, no Tocantins; 1912, em Jacobina, na Bahia, e em 1913, em Catalão, em Goiás.

Com as cinco unidades, o Inmet já soma 16 estações centenárias reconhecidas pela OMM.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: