El Niño: Previsões indicam chegada do fenômeno nos próximos meses

A probabilidade de ocorrência do El Niño em junho, julho e agosto deste ano é de 75% devido ao aquecimento significativo do Oceano Pacífico

Publicado em 19/04/2023 13h57 . Última modificação 19/04/2023 16h58 .

Com o fim do fenômeno La Niña, as temperaturas no Oceano Pacífico tropical estão próximas da média histórica desde o mês de março, caracterizando uma fase de neutralidade do fenômeno El Niño–Oscilação Sul (ENSO). No entanto, diversos modelos climáticos internacionais sugerem a persistência destas condições até o final do outono.

Uma previsão mais estendida dos modelos aponta para um aquecimento significativo das águas em toda a bacia do Pacífico durante o inverno (tons em laranja na figura 1), dando início às condições de formação do fenômeno El Niño (aquecimento). Entretanto, é preciso ter cautela com seus impactos, pois é necessário que o mesmo se estabeleça, ocasionando mudanças sobre o regime de chuvas e temperaturas no planeta.

Figura 1: Anomalia (desvio) de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) prevista para os trimestres maio-junho-julho e junho-julho-agosto/2023.


No Brasil, em anos de El Niño, geralmente, a chamada corrente de jato subtropical (ventos que sopram na região subtropical de oeste para leste, se posicionando a 10 km de altitude) é intensificada, bloqueando as frentes frias sobre a Região Sul do País e causando excessos de chuva nos meses de inverno e primavera.

Nas regiões Norte e Nordeste, há uma diminuição das chuvas nos meses de outono e verão, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, não existem evidências de efeitos no padrão característico das chuvas.

Durante o inverno, também existe uma tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central do País e possibilidade de redução do número de geadas de forte intensidade na Região Sul, restringindo a ocorrência em áreas pontuais e de maior altitude.

Apesar da concordância entre os modelos, ainda existe uma incerteza em relação à intensidade do fenômeno, podendo variar de moderado a forte. A partir do monitoramento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na região do Pacífico Equatorial, as projeções dessa variável para os próximos meses indicam uma probabilidade de 75% para a ocorrência de um episódio de El Niño para o trimestre junho, julho e agosto de 2023 (figura 2).

Figura 2: Previsão de probabilidade de El Niño–Oscilação Sul (ENSO) para os próximos trimestres. Fonte: CPC/NOAA.

Confira como é formado e quais os impactos do El Niño no vídeo abaixo! 

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: