Diretor do Inmet é nomeado representante permanente do Brasil junto à OMM

A atuação do instituto junto à OMM permite ao Brasil alcançar uma posição de destaque ao lado de grandes nações

Publicado em 14/08/2023 14h35 . Última modificação 15/08/2023 17h01 .

O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Naur Teodoro Pontes, foi nomeado, neste mês, representante permanente do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar do tempo, clima e água. A nomeação é dada por meio de decreto presidencial.

Diretor do Inmet, Naur Teodoro Pontes.

“O Inmet é o órgão oficial da meteorologia no Brasil. Portanto, a atuação do instituto junto à OMM permite ao nosso País alcançar uma posição de destaque ao lado de grandes nações e coloca o nosso trabalho diário em evidência”, declara o diretor.

O Inmet é responsável pela previsão do tempo e clima em todo o território nacional, além de elaborar produtos agrometeorológicos e climatológicos aplicados, também, nos setores da agricultura, pecuária, aviação, navegação e outras atividades. Na OMM, o instituto é responsável pelo tráfego de dados coletados na rede de observação meteorológica da América do Sul e demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

Fundada em 1950 e com sede em Genebra, na Suíça, a OMM é uma agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia, mudanças climáticas, recursos hídricos, entre outras áreas.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: