É HOJE! DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL 2022

Em comemoração, o Inmet promove evento virtual nesta quarta-feira (23) às 15h.

Publicado em 23/03/2022 09h30 . Última modificação 23/03/2022 09h30 .

Em celebração ao Dia Meteorológico Mundial 2022, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA), promove evento virtual com apresentação do tema: “Alerta antecipado e Ação antecipada”.

O evento online será realizado nesta quarta-feira, 23 de março, às 15h, com transmissão na plataforma do INMET no Youtube.

O tema escolhido pela a Organização Meteorológica Mundial (OMM) neste ano, destaca a importância dos Alertas e da antecipação das informações meteorológicas, climáticas e hidrometeorológicas para a redução do risco de desastres.

É fundamental uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e as agências de desenvolvimento para uma melhor prevenção, preparação e resposta.

Estar preparado e ser capaz de agir na hora certa, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger os meios de subsistência das comunidades em todos os lugares do mundo, agora e no futuro.

Aproveitando a oportunidade do evento, o Inmet apresenta à sociedade a edição das “Normais Climatológicas 1991-2020”, que aponta o que mudou no clima do Brasil nos últimos 30 anos.

Normais climatológicas (média histórica) são valores médios de variáveis meteorológicas calculados para um período relativamente longo e uniforme, compreendendo no mínimo três décadas consecutivas. Estes valores servem de referência para a definição do clima em um determinado local ou região.

Os resultados das Normais Climatológicas 1991-2020 seguem a tendência mundial de aumento de temperatura ao longo das últimas décadas. Além disso serão apresentados gráficos com tendência de aumento de eventos extremos de chuva excessiva em algumas cidades brasileiras a partir da década de 1990.

O Dia Meteorológico Mundial é comemorado em 23 de março por todos os países membro da OMM e oferece a oportunidade de integração e o diálogo entre os tomadores de decisão e o público em geral, a respeito da melhor utilização das informações meteorológicas.

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Participe do evento ao vivo:

Data: 23 de março de 2021 (quarta-feira)

Horário: 15h (Horário de Brasília)

Link do YouTube: https://www.youtube.com/INMETOFICIAL


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET