Dezembro: como será o clima no Brasil?

Previsão indica chuva no Centro-norte do País.

Publicado em 01/12/2022 15h59 . Última modificação 02/12/2022 08h30 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de dezembro indica tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média no sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (indicado no mapa nas cores em amarelo – Figura 1a), com totais de chuva previstos abaixo dos 200 mm entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

Na costa leste da Região Nordeste, são previstas chuvas perto da média (indicado no mapa na cor cinza. Veja figura 1a). 

No Pará e no Amapá, são previstos acumulados de chuvas acima da média, podendo ser superiores a 50 mm, enquanto no norte da Amazona, Acre, Rondônia, Roraima, nordeste do Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal, centrossul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e norte do Paraná são previstos acumulados de chuva dentro ou ligeiramente acima da média (indicado no mapa na cor azul. Veja figura 1a), podendo ser superiores a 10 mm.

Considerando o prognóstico climático do INMET para o mês de dezembro e seu possível impacto para o início da safra de grãos 2022/2023 nas diferentes regiões produtoras, como as áreas do MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo, podendo impactar as fases iniciais das culturas na região, como a soja, primeira safra de milho e algodão.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de retorno gradual das chuvas,  e possíveis acumulados dentro ou acima da média em grande parte das regiões, o que será importante para a manutenção do armazenamento de água no solo e para o desenvolvimento das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.

Já na Região Sul, as chuvas previstas são abaixo da média em grande parte da região, o que pode favorecer a redução dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do centrossul do Rio Grande do Sul, impactando negativamente as culturas agrícolas como a soja, primeira safra de milho e feijão, que se encontrarem em estádios fenológicos mais sensíveis. Entretanto, o tempo seco poderá favorecer as fases finais de maturação e colheita das culturas de inverno, como o trigo e a aveia.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da climatologia (média) na Região Centro-Oeste, além do Tocantins, sul dos estados do Amazonas, Pará e Roraima, centrossul de Minas Gerais, oeste de São Paulo e Paraná (indicado no mapa nas cores em amarelo e laranja. Veja figura 1b), com temperaturas acima de 26ºC. Porém, em áreas de divisa com Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e norte da Bahia as temperaturas poderão atingir os 30ºC. No Amapá, norte do Pará, sudeste do Amazonas, oeste do Acre e leste de Santa Catarina são previstas temperaturas ligeiramente abaixo da média (indicado no mapa na cor azul. Veja figura 1b). Nas demais áreas, a previsão indica temperaturas próximas à média (indicado no mapa na cor cinza. Veja figura 1b).

                      Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de dezembro de 2022.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: