INMET investe no aprimoramento de Dados Meteorológicos

O INMET promoveu dois cursos de aperfeiçoamento da sua equipe de coleta de Dados Meteorológicos nas últimas duas semanas.

Publicado em 03/05/2022 16h12 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem como prioridade avançar na melhoria das informações meteorológicas para reduzir os impactos das alterações do clima, e a qualidade do banco de dados do Instituto é condicionante para a construção da Análise de Risco Climático em desenvolvimento com empresas do agronegócio, empresas do setor financeiro e empresas de gestão de risco.

O INMET promoveu dois cursos de aperfeiçoamento da sua equipe de coleta de Dados Meteorológicos nas últimas duas semanas. Tanto os observadores quanto os seus supervisores, receberam instruções para realizar possíveis correções nas informações apontadas no Sistema, um detalhamento da nova plataforma e um esclarecimento de quais anotações devem ser realizadas.

O aperfeiçoamento contínuo está em linha com a visão estratégica da valorização do dado meteorológico, o SIM-INMET. Na visão do coordenador do INMET, Paulo Costa, “estamos promovendo a acurácia da mensuração de risco. É dizer para nossos parceiros que a cada dia estamos ficando melhor”.

Vale ressaltar que os Dados Meteorológicos são úteis na elaboração de mapas de monitoramento climático, na composição das previsões climatológicas e, principalmente, na composição do Seguro de Índice Paramétrico do SIM-INMET.

A analista de sistema do INMET, Ryza Costa, destaca que “a análise e a disponibilidade desses dados é importante para previsão do tempo, fornecimento de dados, no desenvolvimento dos indicadores paramétricos e nos vários produtos gerados pelo INMET".

“A importância de estruturar os Dados Meteorológicos serve para compor grandes produtos utilizados pelo INMET. São mais de 80 mil dados reunidos pela Sede (INMET), juntamente com os dez Distritos de Meteorologia, que agregam força para essa supervisão”, disse Wagner Daniel, analista de sistemas do INMET.

Pelo aprimoramento contínuo da sua base de dados, o INMET fornece informações relevantes para a promoção da mitigação dos impactos climáticos. 

                                

                                                                                                                                                                                                               

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para mais informações, acompanhe o portal oficial e nossas redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr


Veja mais: