CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OCORRIDAS NA REGIÃO SUL DE NOVEMBRO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020

As condições meteorológicas da Região Sul do Brasil nos últimos meses têm tido, na maior parte do período, o predomínio da circulação anticiclônica em altos e médios níveis da atmosfera, condição que gera subsidência em baixos níveis e inibe o desenvolvimento de nuvens capazes de gerar chuva.

Publicado em 17/03/2020 13h55 . Última modificação 26/05/2020 13h56 .

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OCORRIDAS NA REGIÃO SUL DE NOVEMBRO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020


As condições meteorológicas da Região Sul do Brasil nos últimos meses têm tido, na maior parte do período, o predomínio da circulação anticiclônica em altos e médios níveis da atmosfera, condição que gera subsidência em baixos níveis e inibe o desenvolvimento de nuvens capazes de gerar chuva. Poucas foram as frentes frias que passaram pela região, causando baixos acumulados de chuva e de forma mal distribuída. Parte do oeste dos três estados apresentou um déficit menos crítico do que na porção central e leste da região (inclusive com valores acima do esperado, como é o caso do Noroeste do Paraná). Esta condição é explicada pelo predomínio de uma área de baixa pressão que oscilou em sua posição sobre o Nordeste da Argentina e Paraguai, na maior parte do período, gerando convergência em baixos níveis e, combinado ao aporte de umidade devido ao escoamento de norte, por vezes causou o desenvolvimento de áreas de instabilidade com pancadas de chuva isolada nesta região. Em situações mais pontuais, o desenvolvimento de Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs), que produzem quantidade de chuva intensa de forma isolada e passageira também contribuiu para maior ocorrência de chuva nestas regiões. Os episódios de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) também influenciaram para que o escoamento de umidade permanecesse confinado à região central e Sudeste do país, configurando assim um período de baixo índice de umidade na Região Sul.

Figura 1: Déficit de chuva registrado, proveniente da rede de estações meteorológicas do INMET. Veja a Nota Meteorológica completa em: http://www.inmet.gov.br/portal/notas_tecnicas/2020/NOTA_SUL_Seca%202019_2020_.pdf Atenciosamente,Seção de Previsão do Tempo – SEPREINMET - 8º DISME/RS, PR e SCTel.: +55 (51) 3334-7412www.inmet.gov.brE-mails: sepre.rs@inmet.gov.br