Condição de tempestade se intensifica entre o o Mato Grosso do Sul e a Região Sul
Tempo severo deve permanecer até o próximo sábado (10)
Entre sexta-feira (9) e sábado (10), o tempo severo pode se intensificar no Mato Grosso do Sul, abrangendo áreas do Pantanal e do centro-sul do estado. Na Região Sul do país, as tempestades devem se espalhar, conforme indicam os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chuvas volumosas, com possibilidade de queda de granizo e ventos com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h, poderão atingir áreas do Mato Grosso do Sul nesse período, de acordo com o aviso laranja (perigo) emitido pelo Inmet para a região.
Tempestades severas devem persistir em áreas da Região Sul nesta quinta-feira (8), especialmente no Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas devem ser as Missões, a Campanha, o centro e o sudeste do estado. As tempestades também podem atingir a região metropolitana de Porto Alegre.
As chuvas intensas vêm atingindo parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias, com destaque para os municípios de Quaraí e Jaguarão, que registraram, nas últimas 24 horas (até as 8h de hoje), volumes de 52,6 mm e 44,6 mm, respectivamente.
Áreas do Paraná e de Santa Catarina também estão em atenção para tempestades a partir de amanhã (9), segundo o aviso laranja (perigo) emitido pelo Inmet.
Nessas áreas, a previsão é de chuvas fortes, com volumes entre 30 mm e 100 mm, rajadas de vento de até 100 km/h e alta probabilidade de queda de granizo.
As chuvas no Sul são resultado da atuação de uma massa de ar quente e úmida, combinada com a aproximação de uma frente fria.
Mais chuvas
Pancadas de chuva isoladas também estão previstas para esta quinta-feira (8) em áreas do Norte do Brasil, com destaque para o Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Também chove de forma moderada no leste e sul da Bahia e em parte do litoral do Espírito Santo.
Nessas localidades, o aviso amarelo (perigo potencial) emitido pelo Inmet indica volumes que podem chegar a 50 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h.
⚠️ Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr