COMPARATIVO DE CHUVAS EM NOVEMBRO 2020 E 2021 NO BRASIL

Em novembro de 2020, as regiões Norte e Nordeste foram as únicas beneficiadas com chuvas acima da média.

Publicado em 10/12/2021 10h18 . Última modificação 10/12/2021 10h31 .

Em novembro de 2020, as regiões Norte e Nordeste foram as únicas beneficiadas com chuvas acima da média. Enquanto nas demais regiões, as chuvas foram entre 30 e 50% abaixo da média. Destaque para a Região Centro-Oeste, onde as chuvas ficaram 52% abaixo da climatologia do mês, além de ser o ano considerado mais seco desde 1961. Este cenário foi desfavorável para as culturas de verão que se encontravam em desenvolvimento vegetativo. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, algumas áreas tiveram que fazer o replantio da soja.

Já em 2021, as regiões Norte e Nordeste ainda continuam com chuvas acima da média e com porcentagens superiores à 2020. Vale ressaltar que novembro deste ano está entre os cinco anos mais chuvosos destas regiões nos últimos 60 anos, principalmente a Região Nordeste, onde as chuvas foram 86% acima da climatologia do mês.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste, apresentaram uma recuperação em relação ao ano de 2020, com chuvas acima da média. Estas chuvas favoreceram as lavouras de grãos que se encontram em desenvolvimento vegetativo.

Entretanto, na Região Sul as chuvas foram 42% abaixo da média e não estão sendo suficientes para elevar os níveis de umidade do solo. Isto tem desfavorecido as lavouras de milho primeira safra e soja em fase reprodutiva, principalmente no Rio Grande do Sul.

Confira:


                                                                                     Desvio de chuva nas regiões do Brasil em novembro de 2020 e 2021.


Acompanhe o portal oficial do INMET.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso Aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: