Ciclone provoca chuvas intensas na Região Sul até sexta-feira (16)

A previsão indica grandes volumes no Paraná, Santa Catarina e na faixa norte e nordeste do Rio Grande do Sul. O litoral sul de São Paulo também será afetado

Publicado em 14/06/2023 15h33 . Última modificação 14/06/2023 16h00 .

Um ciclone, associado a uma frente fria, está em processo de formação no Oceano Atlântico no decorrer desta quarta-feira (14). Este sistema vai intensificar a ocorrência de chuvas intensas, até a próxima sexta-feira (16), em grande parte da Região Sul do Brasil e em áreas da faixa sul do estado de São Paulo.

Uma área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializará a formação do ciclone em superfície e, dessa forma, permitirá maior transporte de umidade do oceano para o continente. Este comportamento, combinado à topografia da região, deverá contribuir para a formação de nuvens muito carregadas, que poderão resultar em grandes volumes de chuva nas localidades citadas. Veja figura 1.

A previsão para o Sul do País indica grandes volumes de chuva no Paraná, Santa Catarina, especialmente na faixa leste destes estados, e na faixa norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Os volumes podem ser superiores a 100 milímetros (mm) em 24h, especialmente em localidades da faixa litorânea da região (área com topografia bastante irregular e densamente povoada), o que pode provocar muitos impactos, como alagamentos e deslizamentos. Em São Paulo, as chuvas intensas devem atingir o litoral sul do estado, principalmente, no Vale do Ribeira.

Na sexta feira as chuvas devem se concentrar, principalmente, no leste e litoral de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do sul.

Até sexta-feira, o ciclone também vai provocar fortes ventos nas áreas já afetadas pela chuva, com rajadas que podem superar os 80 km/h na costa da Região Sul. No sábado, os ventos começam a enfraquecer.

Figura 1: Mapa de acumulado de chuva entre quarta-feira (14) e sexta-feira (16) na Região Sul. Fonte: Inmet.

Frente fria

Nessa terça-feira (13), o início da atuação de uma frente fria, seguida de uma massa de ar frio, também provocou muita chuva nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste e em áreas do estado de São Paulo. Vale destacar que, nas últimas 24h, os acumulados de chuva passaram de 100 milímetros (mm) em áreas do litoral de São Paulo e no interior do Paraná.

A massa de ar frio também derrubou as temperaturas nestas regiões. Entre as capitais com as menores mínimas desta quarta-feira, destaque para Campo Grande (MS), com 7,2°C, Cuiabá (MT), com 9,8°C, Rio Branco (AC), com 9,9°C, e Palmas (TO), com 20,1°C.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: