Ciclone provoca chuva forte nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo nos próximos dias

O ciclone poderá ser classificado como tempestade subtropical, com ventos de até 83 km/h em alto-mar

Publicado em 14/02/2024 15h21 . Última modificação 16/02/2024 08h40 .

Um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, a partir da noite desta quarta-feira (14). O fenômeno vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty. Veja figura 1

A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Confira a nota técnica completa AQUI.

Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20).

Figura 1: Mapa de pressão atmosférica com destaque para a área de atuação do ciclone. 


Acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos em alertas2.inmet.gov.br/.

Assista ao vídeo abaixo com as informações completas sobre o ciclone. 

Meteorologista: Marcia Seabra. 

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: