CICLONE EXTRATROPICAL e FRENTE FRIA causam chuvas intensas e fortes rajadas de vento na Região Sul nos próximos dias

Os totais de chuva poderão ultrapassar os 200 mm em algumas localidades e as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h.

Publicado em 04/05/2022 14h00 . Última modificação 04/05/2022 14h10 .

Desde o final do último domingo (01), a presença de áreas de instabilidade na Região Sul já ocasionou muita chuva. A Tabela 1 apresenta alguns totais de chuva entre os dias 01 e 03 (até às 9h).

Em Bom Jesus (RS), por exemplo, o total de 227,6 mm já ultrapassou a média para todo o mês de maio que é de 118,9 mm. Destaque, também, para o total de 226,8 mm em Vacaria (RS) em apenas três dias.



A partir do final do dia de hoje (3), a formação de uma frente fria na Região Sul do Brasil favorecerá a ocorrência de mais chuva e fortes rajadas de vento em áreas dos três Estados da região.

Amanhã (4), o ciclone extratropical associado a essa frente fria se intensificará causando ventos fortes, acima de 80 km/h, em localidades próximas a costa da Região Sul. Além disso, entre hoje e a manhã de quinta-feira (5), os totais de chuva previstos para o nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina poderão ultrapassar os 100 mm, novamente.

A Figura 1 apresenta o total de chuva previsto entre hoje e a manhã do dia 05.

Áreas em cinza indicam previsões de totais de chuva superiores a 125 mm nas próximas 48h.

                                                                                             Figura 1: Total de chuva previsto entre os dias 03 e 05/05 pelo modelo do Inmet.

Ainda entre os dias 04 e 05 (quarta e quinta-feira), a frente fria se deslocará para a Região Sudeste. Há previsão de rajadas de vento e chuva, mas sem a mesma intensidade ocorrida na Região Sul.

Atenção no momento das chuvas! Fiquem atentos aos Alertas das Defesas Civis de suas cidades e acompanhem as previsões de tempo e Avisos meteorológicos do Inmet

em: portal.inmet.gov.br e http://alert-as.inmet.gov.br



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para mais informações acompanhe nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial Youtube: INMET

Twitter: @inmet_ Facebook: INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: