Ciclone extratropical e frente fria atingem parte do Brasil na próxima semana

A previsão indica chuva, frio e vento em áreas do centro-sul do País

Publicado em 10/07/2023 13h43 . Última modificação 10/07/2023 15h27 .

Na próxima semana, a previsão indica ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil. Na segunda-feira (10), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País. Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira (11), avançará pelo litoral de São Paulo.

Além disso, uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical.

Vale destacar, no entanto, que há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone. De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ainda assim, a partir da próxima terça, há previsão de condição de tempo mais ventoso entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Os ventos intensos, com rajadas mais significativas, devem ocorrer, especialmente, no litoral da Região Sul a partir da tarde de terça, com rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos. Os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira (13), atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste. Veja figura 1.

Figura 1: Rajada de vento prevista para às 21 UTC de quinta-feira – 18h (horário de Brasília) de quinta-feira (13).


Quanto aos volumes de chuva, o modelo COSMO indica a possibilidade de acumulados diários acima de 70 milímetros (mm) no sul do Rio Grande do Sul ao longo da terça-feira (figura 2a). Na quarta, os maiores totais diários devem se concentrar entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul e leste de Santa Catarina, onde, pontualmente, não se descartam acumulados em torno de 100 mm por dia (figura 2b).

Figura 2: Acumulado de chuva previsto em 24h entre (a) às 00 UTC do dia 11/07 e 00 UTC do dia 12/07 - 21h (horário de Brasília) do dia 10/07 e 21h (horário de Brasília) de 11/07 e (b) às 00 UTC do dia 12/07 e 00 UTC do dia 13/07 – 21h (horário de Brasília) do dia 11/07 e 21h (horário de Brasília) de 12/07.

Como áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já serão atingidas por chuvas significativas entre esta sexta-feira (7) e o próximo sábado (8) - veja notícia -, o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) chama atenção para os possíveis impactos da chuva com o cenário previsto para a próxima semana.

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País, atingindo não apenas o Sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem.

Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País a partir de quarta-feira. Na terça, as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira, a previsão é de que o ar frio atinja áreas de Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior, tanto na temperatura mínima, quanto na máxima em alguns pontos destas áreas (figura 3).

Figura 3: Tendência de queda na temperatura para às 00 UTC do dia 14/07 – 21h (horário de Brasília) do dia 13/07.

Devido às diferenças e atualizações futuras dos modelos numéricos de previsão de tempo, o Inmet reforça a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais, assim como as novas atualizações desta nota.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: