Ciclone extratropical e frente fria atingem parte do Brasil

Nos próximos dias, a previsão é de vento, chuva e frio no centro-sul do País

Publicado em 11/07/2023 14h44 . Última modificação 11/07/2023 17h04 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que está mantida a previsão de formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. Este sistema irá se configurar no decorrer desta quarta-feira (12) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos (figura 1).

Figura 1: Rajada de vento prevista para às 00 UTC de quinta-feira (13) - 21h, horário de Brasília de quarta-feira (12).,

Na madrugada/manhã da quinta-feira (13), o ciclone irá se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e serra do Rio Grande do Sul, além da região serrana, sul e leste de Santa Catarina, podendo superar os 115 km/h em alguns pontos destas áreas (figura 2a).

Ao longo da quinta, o ciclone irá avançar para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Essa situação deve se manter até a sexta-feira (14). Veja em figura 2b.

Entre a noite da quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), há previsão de ressaca na faixa litorânea entre a Região Sul e Rio de Janeiro, para mais detalhes das condições marítimas acessar: www.marinha.mil.br.

Figura 2: (a) Rajada de vento prevista para às 12 UTC de quinta-feira – 9h, horário de Brasília de quinta-feira (13) e (b) Rajada de vento prevista para às 00 UTC de sexta-feira (14) – 21h, horário de Brasília de quinta-feira (13).

Quanto aos volumes de chuva, o modelo Cosmo indica a possibilidade de acumulados diários, acima dos 100 milímetros (mm), no centro-leste do Rio Grande do Sul (incluindo Porto Alegre e região metropolitana) ao longo da quarta-feira (figura 3a).

Já em parte do sul e litoral sul de Santa Catarina (região Araranguá), os volumes podem ficar em torno dos 100 mm. Na quinta-feira (13), os maiores totais diários devem se concentrar no sul e litoral sul do Rio Grande do Sul, com acumulados em torno dos 90 mm/dia (figura 3b).

Figura 3: Acumulado de chuva previsto em 24h entre (a) às 00 UTC do dia 12/07 e 00 UTC do dia 13/07 – 21h, horário de Brasília, do dia 11/07 e 21h, horário de Brasília de 12/07 e (b) às 00 UTC do dia 13/07 e 00 UTC do dia 14/07 – 21h, horário de Brasília do dia 12/07 e 21h, horário de Brasília de 13/07.

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País ao longo da quinta-feira, atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e em São Paulo. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior em áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul, especialmente na temperatura máxima.

Na sexta-feira (14), o ar frio chega inclusive à Rondônia, além de se espalhar pela área central de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo. Neste dia, o amanhecer será gelado na Região Sul com formação de geada. Há ainda, possibilidade de geada em pontos do sul de Mato Grosso do Sul (figura 4a).

No sábado (15), as condições para geada se mantém no Região Sul, extremo sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de atingir também áreas do sul de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, além do sul de Minas Gerais (figura 4b). A atuação do ar frio será rápida e, a partir da tarde de sábado, as temperaturas entrarão em gradativa elevação pelo centro-sul do País.

Figura 4: Geada prevista para (a) às 09 UTC de sexta-feira – 06h, horário de Brasília de sexta-feira (14) e (b) ás 06 UTC de sábado – 03h, horário de Brasília de sábado (15).

Devido as atualizações futuras dos modelos numéricos de previsão de tempo, o Inmet reforça a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais.

Veja também:


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: