Ciclone extratropical e fortes tempestades atingem três regiões do País
A partir desta quinta-feira (20), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas
A partir desta quinta-feira (20), a Região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do País serão atingidas por grandes volumes de chuva, raios e rajadas de vento (figura 1). O cenário se deve às fortes áreas de instabilidade, formadas entre o Paraguai e o norte da Argentina, que avançam em direção ao Brasil, podendo provocar, também, queda de granizo até, pelo menos, o fim de sexta (21).
Além dos estados que compõem a Região Sul, os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo serão as áreas mais afetadas, onde também há possibilidade de queda de granizo e ventos de até 70 km/h. As tempestades podem atingir ainda parte dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Figura 1: Mapa da previsão de chuva para o dia 20 de outubro às 21h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.
Ainda na tarde de sexta-feira (21), haverá a formação de um ciclone extratropical, que pode provocar ventos fortes principalmente na Região Sul e na faixa litorânea até o sudeste do Espírito Santo, com previsão de rajadas acima de 70 km/h (figura 2).
Figura 2: Mapa da previsão de rajadas de vento para o dia 21 de outubro às 15h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET