Ciclone extratropical atinge Região Sul nos próximos dias

Antes do fenômeno, áreas de instabilidade irão provocar temporais no centro-sul do Brasil

Publicado em 22/12/2023 11h21 . Última modificação 22/12/2023 16h37 .

Entre esta sexta-feira (22) e o próximo domingo (24), áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade, além da presença de perturbações no escoamento (cavados de ondas curtas em níveis médios da atmosfera) irão provocar temporais no centro-sul do Brasil. Este padrão antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo e decorrer da segunda-feira (25) pela Região Sul do País.

A partir da tarde e à noite hoje, a instabilidade volta a ganhar força e provoca tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.

Já no sábado (23), as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e, principalmente, na madrugada de segunda-feira. Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do gaúcha (figura 1).

Figura 1: Pressão atmosférica e acumulado de chuva às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25).

Também na segunda (25), a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26), conforme mostram as figuras 2a e 2b.

Figura 2: Rajadas de vento previstas pelo modelo Cosmo - (a) às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 06h (horário de Brasília) de terça-feira (26).

Ao longo da terça, o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.

Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste (figuras 3a e 3b).

Figura 3: Declínio de temperatura - (a) às 21 horas (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 21 horas de terça-feira (26).





O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: