Chuvas volumosas atingem parte da Região Sul nos próximos dias

Os acumulados podem passar de 100 milímetros (mm) em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Publicado em 05/05/2023 16h30 . Última modificação 05/05/2023 16h42 .

Áreas de instabilidade devem provocar fortes pancadas de chuva em locais pontuais, trovoadas e possibilidade de queda de granizo entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (4).

A previsão é devido ao encontro do fluxo de ar quente e úmido, vindo de noroeste em baixos níveis da atmosfera, com o ar frio no sul do Rio Grande do Sul, o que intensifica a instabilidade.

A figura 1a mostra o conteúdo de umidade disponível na atmosfera, através da variável água precipitável (cor azul no mapa), que indica altos valores sobre o Rio Grande do Sul e em áreas de divisa com Santa Catarina.

Já a figura 1b mostra o indicativo de elevados índices de instabilidade Showalter (hachurado) e k (em linhas).

Figura 1: (a) Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para a variável água precipitável, vento e temperatura em 850 hPa no dia 05/05, às 18UTC (15h – horário de Brasília) e (b) índice de instabilidade Showalter e K previstos pelo modelo Cosmo 7 km no dia 06/05 às 18 UTC (15h – horário de Brasília).

Na sexta-feira (5), a instabilidade ganha mais força e os acumulados de chuva mais expressivos podem alcançar volumes próximos ou acima de 100 milímetros (mm) em 24h na faixa central do Rio Grande do Sul, em uma área que vai desde o noroeste do estado até o centro, passando pelas imediações da grande Porto Alegre e pela faixa sul do litoral norte (figura 2).

Figura 2: (a) Acumulado de chuva previsto em 24h pelo modelo Cosmo 7 km entre as 00 UTC do dia 04/05 (21h do dia 03/05 – horário de Brasília) e 00 UTC do dia 06/05 (21 h do dia 05/05 – horário de Brasília) e (b) pelo modelo GFS.

Além do padrão mencionado acima, um sistema frontal com característica semiestacionária permanecerá, até sábado (6), na altura do Rio Grande do Sul e na divisa com Santa Catarina, reforçando as instabilidades.

Os volumes acumulados de chuva entre esta quinta-feira e a próxima segunda (8) podem passar de 150 mm, especialmente, na faixa central do Rio Grande do Sul (figura 3).

Figura 3: (a) Precipitação (chuva) acumulada em até 120h (em mm) prevista pelo modelo Cosmo 7 km e (b) pelo modelo GFS até as 21h de segunda-feira (8).

Entre domingo (7) e segunda, uma área de baixa pressão se intensifica no oceano e organiza uma frente fria ao mesmo tempo que a instabilidade avança sobre parte de Santa Catarina e do Paraná e se afasta gradualmente do Rio Grande do Sul.

Com o avanço do ar frio e seco pelo sul do Brasil, haverá uma diminuição das temperaturas, especialmente as mínimas, nas madrugadas entre segunda e a próxima quinta-feira (11), como mostra a figura 4.

Figura 4: Temperaturas mínimas estimadas pelo modelo Cosmo 7 km (a), às 12 UTC (9h – horário de Brasília) da terça-feira (9) e (b) às 9 UTC (6h – horário de Brasília) da quarta-feira (10).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: