Chuvas se intensificam na Região Sudeste neste final de semana
Temporais serão acompanhados de rajadas de vento e queda de temperatura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas significativas em várias partes do país neste final de semana, com destaque para a Região Sudeste. O volume expressivo é fruto da passagem de uma frente fria e deverá atingir áreas do leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do Espírito Santo, como indica o aviso vermelho (grande perigo), vigente até as 10h de amanhã (5).
No domingo (6), as chuvas diminuem em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas a condição de severidade persiste sobre áreas do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia, com chuvas intensas que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.
É necessária atenção especial para as seguintes áreas: Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, Costa Verde, Região Metropolitana do Rio, Baixada Litorânea, Norte Fluminense e sul do Espírito Santo.
A costa norte do país entra em alerta para instabilidades que devem persistir até às 10h de amanhã (5), conforme indica o aviso laranja (perigo) do Inmet, que prevê chuvas intensas, com volumes de até 100 mm, e ventos de até 100 km/h em áreas que vão do Amapá até o Rio Grande do Norte.
O Inmet chama a atenção para volumes significativos nas capitais da faixa norte da região Nordeste, que têm registrado muita chuva nos últimos dias. A persistência das chuvas tem sido ocasionada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.
A Região Norte também segue em alerta para muitas chuvas neste período, que se estende do noroeste do Pará, passando pelo norte de Roraima até o sudoeste do Amazonas, áreas que estão sob aviso laranja (perigo) emitido pelo Inmet, vigente até as 10h de amanhã (5).
Baixas temperaturas
Em paralelo aos temporais que atingem o país no final de semana, áreas do Centro-Sul estão com aviso amarelo (perigo potencial) para quedas entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas entre amanhã (5) e domingo (6), como é o caso de partes do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e de todo o estado de São Paulo.
Ventos costeiros também estão previstos para a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, entre hoje (4) e as 4h de amanhã (5), de acordo com o aviso amarelo (perigo potencial) emitido pelo instituto de meteorologia. Para condições do mar, consulte os avisos de mau tempo da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil.
⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr