Chuvas persistem na faixa norte do país nesta quinta-feira (20)

Litoral do Ceará também está em atenção para grandes volumes de precipitações

Publicado em 20/02/2025 11h23 . Última modificação 20/02/2025 11h39 .

Instabilidades persistem nesta quinta-feira (20), com destaque para o litoral norte do Brasil. O litoral do Ceará, incluindo a região metropolitana de Fortaleza, permanece com previsão de chuvas intensas, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com precipitações que podem alcançar 100 mm em 24 horas, segundo aviso laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta semana, já choveu mais de 200 milímetros na estação convencional de Fortaleza.

As precipitações abrangem ainda o litoral do Rio Grande do Norte até o interior do Piauí, com acumulados que podem chegar a 50 mm até amanhã, segundo aviso amarelo emitido pelo Inmet.

A região norte do estado do Amapá também está em atenção devido à previsão de chuvas intensas, com acumulados que podem alcançar 100 mm em 24 horas, segundo aviso laranja emitido nesta manhã de quinta-feira (20).

Chuvas pontuais também atingem áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul nesta quinta-feira (20), com volumes que podem chegar a 50 mm em 24 horas.

As chuvas em São Paulo e no Paraná estão sendo ocasionadas pela disponibilidade de calor e umidade. O aviso amarelo de perigo potencial emitido pelo Inmet indica volumes de até 50 mm em 24 horas e ventos que podem chegar a 60 km/h.

⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: