Chuvas intensas nos próximos dias podem amenizar a estiagem no Rio Grande no Sul

Áreas de instabilidade devem provocar temporais com possibilidade de queda de granizo até o próximo domingo (5) em parte da Região Sul

Publicado em 02/03/2023 15h41 . Última modificação 02/03/2023 16h24 .

A previsão de chuvas significativas, entre esta quinta-feira (2) e o próximo domingo (5), pode amenizar a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

As áreas de instabilidade devem ocorrer devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica e uma corrente de ventos quentes e úmidos de noroeste (jato de baixos níveis), que vão transportar calor e umidade do Paraguai e da Argentina para a Região Sul, especialmente para o Rio Grande do Sul.

O cenário vai provocar a formação de nuvens de chuva, tempestades, ventos fortes e granizo. A figura 1a indica ventos com rajadas acima de 50,4 km/h (áreas sombreadas), enquanto a figura 1b mostra a quantidade de umidade disponível (tons em azul no mapa).

Figura 1: Rajadas de vento previstas para sábado (4) às 12h (figura 1a) e quantidade de umidade disponível (tons em azul no mapa indicam elevada umidade) (figura 1b).

Em muitas áreas, os acumulados de chuva podem passar de 100 milímetros (mm) até domingo, com maior volume previsto entre o fim da sexta-feira (3) e parte do sábado (4).

Figura 2: Chuva acumulada (em mm) prevista pelo modelo Cosmo até domingo (5).


O tempo permanecerá abafado, com leve diminuição das temperaturas máximas por causa da nebulosidade.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para maiores informações e atualizações destas previsões e dos avisos meteorológicos especiais, consulte nosso portal: https://portal.inmet.gov.br

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: