Chuvas intensas e temporais em partes das regiões Sul e Sudeste nos próximos dias

A previsão é de chuva volumosa entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o estado de São Paulo

Publicado em 03/03/2023 16h44 . Última modificação 03/03/2023 17h24 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas significativas até o início da próxima semana, o que pode amenizar a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

Áreas de instabilidade com previsão de chuva mais generalizada devem ocorrer devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica e de uma corrente de ventos quentes e úmidos de noroeste (jato de baixos níveis), que vai transportar calor e umidade, favorecendo a ocorrência de tempestades, ventos fortes (acima dos 50 km/h) e granizo (veja figura 1).

Figura 1: (a) Rajadas de vento previstas para sábado (4) às 12h e (b) quantidade de umidade disponível (tons em azul escuro indicam elevada umidade).


O sistema de baixa pressão também pode provocar chuva volumosa entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina entre o final do domingo (5) e a segunda-feira (6), inclusive com chance de ventos costeiros moderados a fortes.

Os acumulados de chuva em algumas áreas podem passar dos 100 milímetros (mm) até a terça-feira (7), com maior acumulado previsto entre o final desta sexta-feira (3) e decorrer do sábado (4).

Figura 2: Chuva acumulada (milímetros) prevista pelo modelo Cosmo até a terça-feira (7).


O tempo permanece abafado, apenas com leve diminuição das temperaturas máximas em razão da maior nebulosidade.


Previsão para São Paulo

Além disso, este sistema de baixa pressão ajudará a potencializar as áreas de instabilidade no estado de São Paulo, promovendo intensificação dos ventos e do jato de baixos níveis do setor norte, responsável pelo transporte de umidade amazônica. Desta forma, a umidade e as temperaturas aumentam no estado neste fim de semana e são esperadas pancadas de chuva, por vezes fortes, rajadas de vento, trovoadas e possível queda de granizo, especialmente entre a tarde e início de noite, impulsionadas pelo ciclo de aquecimento diurno.

Como na faixa leste paulista, com destaque o litoral, o aumento do teor de umidade na atmosfera será mais significativo, os volumes de chuva devem ser maiores, especialmente no domingo (5), porém, com poucas similaridades com o sistema frontal que estacionou sobre a região no fim de semana do carnaval - desta vez as chuvas intensas ocorrerão em áreas mais limitadas e com menor duração.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para maiores informações e atualizações destas previsões e dos avisos meteorológicos especiais, consulte nosso portal: https://portal.inmet.gov.br

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: