CHUVAS: INMET e Defesa Civil realizam coletiva de imprensa para alertar população nordestina

Segundo a coordenadora geral de meteorologia aplicada do Instituto, no final de semana as chuvas poderão voltar a atingir áreas prejudicadas.

Publicado em 26/05/2022 16h27 . Última modificação 01/07/2022 16h26 .

Com o objetivo de alertar a população da Região Nordeste com relação às chuvas intensas que vêm castigando a região, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil promoveu, nessa quinta-feira (26), uma coletiva de imprensa para tratar do assunto.

Durante o evento, que foi transmitido pelo canal oficial do Ministério do Desenvolvimento Regional no Youtube e pelo Instagram oficial do INMET, a secretária substituta da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes, destacou que as ações de preparação para as chuvas no litoral da região já vêm sendo tomadas, objetivando uma preparação dos órgãos dos estados e municípios para que os riscos sejam diminuídos.

“Já estamos com equipes em campo para colher informações que serão, posteriormente, repassadas para a população para que fiquem todos preparados no caso de ocorrência de desastres nos municípios do estado do Nordeste”, explicou.

Alerta

Segundo Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora geral de meteorologia aplicada do INMET, ainda há previsão de chuvas que poderão variar de 150 a 200 milímetros por dia durante o final de semana.

“Essas chuvas deverão cair novamente em áreas que já foram atingidas, como as localidades da grande Recife, Maceió e todo o leste da Região Nordeste”, destaca.

De acordo com Tiago Schnorr, coordenador geral de gerenciamento de desastres da Defesa Civil Nacional, os principais riscos esperados são os geológicos, em especial de deslizamentos. O órgão chama atenção da população para que entre em contato através do telefone da Defesa Civil ou pelo telefone do Corpo de Bombeiros caso seja identificado qualquer sinal de rachadura em moradias ou inclinação de árvores e postes.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para informações meteorológicas sobre o continente, consulte o INMET em seu site: portal.inmet.gov.br e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: