Chuvas deixam faixa leste de SC em alerta nesta quinta-feira (13)

Avisos laranja do Inmet abrangem áreas do Paraná e Rio Grande do Sul

Publicado em 13/02/2025 11h12 . Última modificação 13/02/2025 11h32 .

Com previsão de acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm, a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, além do nordeste do Rio Grande do Sul, estão em alerta nesta quinta-feira (13). Dois avisos laranja foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para essas áreas, com validade até as 23h de hoje.

As precipitações são consequência da combinação entre calor e alta umidade, aliado ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente. Esses fatores têm provocado chuvas em áreas dos três estados do Sul do país, conforme aponta o aviso amarelo do Inmet.

No Norte do país, as chuvas também persistem. Dois avisos laranja de perigo abrangem áreas do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Acre.

Chuvas típicas de verão estão previstas de Norte a Sul do país, com um aviso amarelo de perigo potencial emitido para hoje. Os acumulados podem chegar a 50 mm, acompanhados de ventos de até 60 km/h. As exceções são o interior do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde o tempo deve permanecer com nebulosidade reduzida e baixa probabilidade de chuva.

O cenário de chuvas que atinge a faixa norte do país é consequência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com destaque para áreas entre o Amapá e o Ceará. Na estação do Inmet em Oiapoque (AP), por exemplo, foi registrado um volume de 39,4 mm de precipitação nas últimas 24 horas.

Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: