Chuvas continuam no Norte do país nesta terça-feira (11)

Aviso laranja do Inmet abrange áreas do Acre ao Tocantins

Publicado em 11/02/2025 11h53 . Última modificação 11/02/2025 14h45 .

A terça-feira (11) será marcada por chuvas em grande parte da região Norte do país, estendendo-se também a áreas da região Centro-Oeste. As regiões que requerem maior atenção incluem o Acre, Amazonas, Rondônia, parte do Mato Grosso e Tocantins, além do norte do Amapá e do Pará.

Diante desse cenário, dois avisos laranja foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de precipitações de até 100 mm por dia e ventos que podem alcançar 100 km/h. Ambos os avisos têm validade até amanhã (12).

A persistência das chuvas na faixa norte do país é influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deverá se manter nos próximos dias, conforme a previsão do Inmet.

O instituto emitiu também um aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, abrangendo áreas do Maranhão, Piauí, Bahia e partes de outros 13 estados, além do Distrito Federal. Nestas localidades, as precipitações podem atingir até 50 mm, com ventos de até 60 km/h. Esse aviso também expira amanhã (12), às 10h.

Na região Sul e, em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de tempestades mais localizadas, acompanhadas de rajadas de vento e possível queda de granizo. Moradores dessas áreas devem permanecer atentos, pois as precipitações podem alcançar 50 mm e os ventos, 60 km/h.

Calor

As temperaturas máximas estão elevadas em grande parte do país, uma característica típica do verão e a previsão indica a continuidade dessas condições, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste, não caracterizando uma onda de calor.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade específica.

As exceções são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e áreas do Paraná, onde há um aviso vermelho de grande perigo de onda de calor até amanhã (12).

Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: