Chuva volumosa atinge grande parte da Região Nordeste na próxima semana

Os volumes podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm)

Publicado em 19/01/2024 11h28 . Última modificação 19/01/2024 11h58 .

Entre os dias 21 a 26 de janeiro, praticamente toda a Região Nordeste terá registro de chuva volumosa, afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm) no período. A previsão indica ainda que, a partir do domingo (21), essa chuva mais expressiva deve atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará (figura 1).

Figura 1: Acumulado de chuva entre os dias 19/01/2024 a 26/01/2024 às 06:00 UTC (3 horas – hora de Brasília) pelo modelo Cosmo 7 km.

Isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: