Chuva vai continuar no leste da Região Nordeste nos próximos dias

Os maiores volumes devem ser registrados, especialmente, no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba

Publicado em 14/06/2023 13h51 . Última modificação 14/06/2023 16h30 .

De hoje (14/06), até a próxima segunda-feira (19/06), o tempo irá continuar instável e com chuva em praticamente toda a faixa leste da Região Nordeste, principalmente, do Rio Grande do Norte até Alagoas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente irá contribuir para a manutenção das chuvas desde o litoral até o agreste dos estados mencionados.

Entre os dias 16 e 17 de junho, sexta-feira e sábado, respectivamente, o Inmet informa um aumento dos volumes de chuva, sendo que o total diário pode ser superior a 100 milímetros (mm) em 24 horas, especialmente no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba (figura 1). Nesses dias, a chuva será potencializada pela provável atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). Já a partir do dia 17, o avanço de uma frente fria pelo oceano irá favorecer o volume na Bahia e em Sergipe.

Devido as diferenças entre os diversos modelos numéricos de previsão do tempo e as atualizações futuras, o Inmet indica o acompanhamento diário das previsões e avisos meteorológicos no site: portal.inmet.gov.br.

Figura 1: Acumulado de chuva entre os dias 14 e 19/06/2023, às 18 UTC (15 horas, horário local), pelo modelo Cosmo 7 km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: