Chuva e calor intenso atingem parte da Região Sul nos próximos dias

Na metade oeste do Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas devem variar entre 35°C e 40°C. Na Grande Porto Alegre, a previsão também indica muito calor no fim de semana

Publicado em 02/02/2024 15h36 . Última modificação 02/02/2024 15h40 .

Nos próximos dias, uma massa de ar quente, que atinge parte da Argentina, Chile e Uruguai, também vai influenciar a Região Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul. O calor, o aumento temporário da umidade e a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico vão induzir a formação de áreas de instabilidade sobre a Região Sul no fim de semana, principalmente no domingo, quando há possibilidade de temporais localizados.

Apesar dos temporais, o calor vai continuar forte, especialmente na metade oeste do estado gaúcho, com temperaturas máximas entre 35°C e 40°C. Na Grande Porto Alegre, a previsão também indica muito calor no fim de semana, com máximas acima dos 35°C.

Na segunda-feira (5), o ar mais ameno vai atingir a parte leste do Rio Grande do Sul, com chuvas isoladas na faixa costeira. No entanto, a previsão é de continuidade do calor até, pelo menos, a metade da próxima semana, com formação de temporais de fim de tarde, localizados e típicos de verão, que ocorrem entre o norte e o oeste do Rio Grande do Sul e dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Figura 1: Temperaturas máximas projetadas pelo modelo Cosmo 7km do Inmet para sábado (03/02) e quarta-feira (07/02/2024)

Ventos

Com o contraste térmico entre a faixa costeira (mais fria) e área do interior do Rio Grande do Sul (bem mais aquecida), a intensidade dos ventos de leste vai aumentar entre esta sexta-feira (2) e o próximo sábado (3).

Já entre segunda e quarta-feira (7), as rajadas de vento devem se aproximar dos 50 km/h, inclusive, na Grande Porto Alegre.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: