Chuva atinge parte da Região Nordeste neste fim de semana

Litoral do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco podem ter os volumes mais expressivos

Publicado em 21/06/2024 14h07 . Última modificação 21/06/2024 14h14 .

O fim de semana será, mais uma vez, com chuva em parte da Região Nordeste, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do litoral da região, incluindo o Ceará, a chuva deve atingir também o interior, especialmente o agreste e brejo dos estados de Pernambuco e da Paraíba, incluindo os municípios de Caruaru e Campina Grande, onde ocorrem as maiores festas juninas do País. No litoral sul da Bahia, a previsão é de que a chuva também se mantenha mais persistente. 

Essa condição acontece devido a intensificação do fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul - ASAS) e também da atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), na porção mais a norte da Região, que irá se propagar entre o sábado (22) e o domingo (23).

Os volumes mais significativos podem ser, pontualmente, acima de 100 milímetros (mm) e tem maior chance de ocorrer entre o litoral do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco (figura 1). De acordo com o Inmet, esse padrão chuvoso tende a se estender até a próxima segunda-feira (24).

Figura 1: Intensificação da umidade em baixos níveis da atmosfera, ilustrados pelo campo de linhas de corrente e umidade em 700 hPa às 15 UTC do dia 23/06/2024 (12 horas pelo horário de Brasília) pelo modelo numérico Cosmo 7 km, atualizado em 21/06/2024.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet recomenda acompanhar a atualização diária das previsões, bem como a emissão dos avisos meteorológicos especiais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: