Chuva atinge o leste da Região Nordeste nos próximos dias

O maior volume deve se concentrar no litoral de Pernambuco e Alagoas

Publicado em 06/07/2023 17h00 . Última modificação 07/07/2023 09h27 .

A faixa leste da Região Nordeste, principalmente, entre o litoral dos estados da Paraíba e Sergipe, terá grande volume de chuva partir desta quinta-feira (6) até, pelo menos, o próximo dia 12 de julho.

O transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente contribui com o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região, podendo atingir a Zona da Mata e o agreste de Pernambuco e Alagoas.

Entre os dias 7 e 9 de julho, sexta-feira e domingo, respectivamente, o volume de chuva deve ser mais intenso, podendo chegar a 100 milímetros (mm) em 24 horas, especialmente, no litoral de Pernambuco e Alagoas (figura 1).

Devido as diferenças entre os diversos modelos numéricos de previsão do tempo e as atualizações futuras, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica o acompanhamento diário das previsões e avisos meteorológicos no site: portal.inmet.gov.br.

Figura 1: Acumulado de chuva entre os dias 07/07 a 12/07, às 06:00 UTC (3h, horário de Brasília) pelo modelo Cosmo 7 km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: