Centro-Norte do país tem previsão de chuva até quinta (23)
Destaques vão para áreas do Amapá, Amazonas e o Pará com aviso laranja de perigo
Os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que, até esta quinta-feira (23), as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão chuvas intensas, com volumes previstos entre 30 e 100 milímetros em um único dia.
A previsão indica chuvas intensas em todos os estados do Acre, Amapá, Ceará, Piauí e Rondônia, em quase todo o Mato Grosso e Tocantins, além de áreas do Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.
Os destaques ficam para áreas do Amapá, Amazonas e Pará, que estão sob aviso laranja (perigo) devido a chuvas fortes de até 100 milímetros por dia e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h.
Tempestades
A população de cidades do interior do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro deve ficar atenta ao aviso de tempestade válido especialmente até o final do dia de hoje (22).
De acordo com o aviso laranja (perigo) do INMET, nessas regiões, além de chuvas fortes e rajadas de vento, há possibilidade de queda de granizo.
Também há previsão de temporais mais isolados no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de áreas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná.
Onda de calor
Áreas do noroeste e sudoeste do Rio Grande do Sul enfrentam uma onda de calor que se estende até esta quinta-feira (23), com temperaturas 5°C acima da média.
As altas temperaturas, combinadas com a elevada umidade relativa do ar, têm favorecido a ocorrência de temporais no estado desde a última sexta-feira (17).
Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET