CAPITAL PAULISTA REGISTRA MAIOR TEMPERATURA DO ANO E 2ª MAIOR DA SÉRIE HISTÓRICA DE 77 ANOS

a temperatura máxima de sexta-feira 02/10, foi de 37,4°C, valor registrado perto das 15h, superando as máximas de 37,1°C registradas nos dois últimos dias. Assim, foi a maior temperatura do ano e a 2ª maior temperatura da série histórica das medições do Inmet no Mirante de Santana na Capital Paulista, as quais datam de 1943.

Publicado em 05/10/2020 11h43 . Última modificação 05/10/2020 11h59 .

CAPITAL PAULISTA REGISTRA MAIOR TEMPERATURA DO ANO E 2ª MAIOR DA SÉRIE HISTÓRICA DE 77 ANOS


De acordo com as medições da Estação Meteorológica Automática do Inmet-Mirante de Santana, a temperatura máxima de sexta-feira 02/10, foi de 37,4°C, valor registrado perto das 15h, superando as máximas de 37,1°C registradas nos dois últimos dias. Assim, foi a maior temperatura do ano e a 2ª maior temperatura da série histórica das medições do Inmet no Mirante de Santana na Capital Paulista, as quais datam de 1943. O recorde de temperatura máxima absoluta para a Capital (considerando o Mirante de Santana como referência de comparação) ainda é de 37,8 °C em 17/10/2014 (vide Tabela 1).

Tabela 1: Maiores temperaturas da história registradas na estação do Mirante de Santana – (1943-2020): 




Na Estação Automática do Inmet localizada na zona sul de São P no Sesc-Interlagos a temperatura máxima também foi a maior do ano com 38°C (superando os 37,4°C do dia 01/10) e se torna a maior temperatura para aquela estação inaugurada recentemente em março de 2018.

A causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro, nos últimos dias especialmente as áreas entre SP e o MS é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil. Os ventos subsidentes (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície vão intensificando de dia para dia as condições de tempo quente (máximas acima dos 40°C) e a baixa umidade (valores inferiores a 15%).

Veja a Nota Meteorológica completa aqui: https://portal.inmet.gov.br/notasTecnicas#

Seção de Previsão do Tempo – SEPRE
INMET - 7º DISME/SP e MS
Tel.: +55 (11) 5051-5700
E-mail: sepre.sp@inmet.gov.br
Mais informações e avisos no portal do INMET: https://portal.inmet.gov.br/



INFORME SOBRE AS OBSERVAÇÕES DAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS CONVENCIONAIS EM SP

Devido às medidas de precaução relacionadas ao Coronavírus/COVID19, informamos que a estação convencional São Paulo - Mirante de Santana - 83781 – aquela operada manualmente e que conta com pessoas para ler, aferir, regular e manter os instrumentos, além de fazer observações meteorológicas visuais – interrompeu por tempo indeterminado sua operação:

Para suprir a falta dessa estação convenciona, será utilizada, sempre que possível, os dados correlatos da estação automática de São Paulo - Mirante de Santana - A701/86910

Também, para fins de divulgação de pesquisas de histórico e de séries temporais, os dados disponíveis das estações automáticas substituirão os dados ausentes, porém, nos bancos de dados, as bases continuarão distintas até nova resolução.

AVISOS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DESTE BOLETIM: 1) os dados e estatísticas são preliminares e estão sujeitos a alterações à medida que forem revisados; 2) O resultado da utilização das informações contidas nesse boletim é de inteira responsabilidade do usuário; 3) É permitido o uso das informações aqui contidas desde que citada explicitamente a fonte.