Calor e aumento de umidade provocam temporais no RS

Tempestades também podem atingir áreas de Santa Catarina

Publicado em 15/01/2025 13h53 . Última modificação 17/01/2025 15h46 .

A combinação das temperaturas elevadas com o aumento de umidade deve provocar condições para a ocorrência de temporais, com pancadas isoladas de chuva, trovoadas, algumas rajadas de vento e ocasional ocorrência de granizo nos próximos dias em áreas dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Devido à presença de umidade, a sensação de abafamento será grande.

Uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera deixa atmosfera bastante instável nesta quarta (15) e especialmente quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul, quando já podem ocorrer chuvas localmente fortes e rajadas de vento acima dos 60km/h.

A previsão indica temperaturas máximas nas áreas mais quentes entre 34°C e 38°C no Estado até o próximo sábado (18), com temperaturas entre 33°C a 36°C na capital gaúcha. O dia mais quente pode ser o sábado na região noroeste, quando os termômetros ficam perto dos 40°C.

Figura 1: Temperaturas máximas indicadas pelo modelo Cosmo Inmet 7km na quinta 16/01 e sexta 17/01

Figura 2: Conteúdo de umidade (água precipitável) indicado pelo modelo Cosmo Inmet 7km na quinta 16/01 e sexta 17/01

No litoral o vento nordeste aumenta de intensidade, podendo soprar com rajadas entre 50km/h e 60 km/h na quarta e quinta-feira 15 e 16/01, especialmente, o que contém as temperaturas e deixa a sensação de temperatura bem mais agradável do que nas demais regiões do Estado.

A tendência indica que somente no domingo (19), com a passagem de uma frente fria, é que as temperaturas diminuam no Estado gaúcho.

O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.

Os avisos meteorológicos especiais são publicados diariamente no portal em alertas2.inmet.gov.br/.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET