Balanço: Chuvas irregulares e altas temperaturas marcam outono de 2023

Entre março e maio, os maiores volumes de chuva foram registrados na Região Norte, com destaque para os estados do Pará e Amazonas

Publicado em 23/06/2023 11h37 . Última modificação 23/06/2023 14h13 .

No outono de 2023 (março, abril e maio), as chuvas foram irregulares em praticamente todo o Brasil. No entanto, os maiores volumes acumulados na estação foram registrados na Região Norte, com destaque para áreas do Pará e Amazonas (figura 1a), que tiveram os maiores desvios positivos (volume acima da média) de chuva neste período.

Em Tucuruí (PA), por exemplo, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, entre os meses de março a maio deste ano, 1320,8 milímetros (mm) de chuva no total, valor aproximadamente 225,6 mm acima da média climatológica (média histórica), que é de 1095,2 mm.

Temperaturas

Além dos acumulados de chuva em grande parte do País, as altas temperaturas também foram destaque no outono devido à atuação de fortes massas de ar quente e seco. Eventos de onda de calor, especialmente na Região Sul, também marcaram a estação. 

No trimestre, as temperaturas máximas se aproximaram dos 40°C em alguns municípios do Rio Grande do Sul, com anomalias positivas (diferença entre o valor previsto e a média histórica) de temperatura média, ou seja, com temperaturas maiores do que a média histórica e acima de 2°C (figura 1b). 

Já em áreas das regiões Nordeste e Sudeste, as temperaturas ficaram próximas e ligeiramente abaixo da média histórica, principalmente, em parte de Minas Gerais (figura 1b) devido à ocorrência de chuva nestas áreas (figura 1a), provocando a redução da temperatura.

Figura 1: Anomalias (diferença entre o valor previsto e a média histórica) ou desvios de (a) chuva e (b) temperatura média do ar observadas no trimestre março, abril e maio de 2023. Fonte: INMET.


Confira o balanço de outono/2023 completo AQUI


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: