Balanço: São Paulo (SP) teve temperaturas acima da média em setembro/2023
Na capital paulista, o acumulado de chuva no mês foi de 77,6 milímetros (mm)
Em setembro, na estação meteorológica convencional de São Paulo (SP) no Mirante de Santana, o volume de precipitação (chuva) acumulado foi de 77,6 milímetros (mm). Esse valor é cerca de 10 mm abaixo da Normal Climatológica (1991 a 2020), de 88,3 mm, porém, é considerado dentro normalidade.
Na capital paulista, o maior volume de chuva em 24 horas foi de 29,4 mm, registrado na manhã do dia 28. Em todo o mês, foram registrados três dias com chuva acima ou igual a 1 mm. São quatro dias a menos que a média climatológica.
Temperatura
Com média de 30,2°C, as temperaturas máximas fecharam o mês em 5°C acima da Normal Climatológica, que é de 25,2°C. É o maior valor desse parâmetro para setembro, considerando toda a série histórica da estação convencional.
A máxima temperatura do mês foi de 36,5°C, registrada no dia 24, também recorde absoluto, para as máximas diárias no mês de setembro, na estação convencional, desde 1943.
A média das temperaturas mínimas ficou em 18,1°C, configurando-se em mais um recorde histórico de setembro, sendo o maior valor. A Normal Climatológica deste parâmetro é de 14,9°C; assim, o desvio foi de 3,2°C acima da climatologia. A temperatura mínima diária foi de 12,6°C, ocorrida no primeiro dia do mês.
Vento
Em relação aos ventos, a maior rajada foi de 25 m/s, ou seja, 90 km/h, ocorrida na tarde do dia 27, sob condições meteorológicas que antecederam a chegada de uma frente fria. Este valor responde pela maior rajada de vento do ano, até a data de publicação do balanço.
A figura 1 apresenta o gráfico com as séries diárias das temperaturas e precipitação (chuva) ao longo do mês de setembro de 2023.
Figura 1: temperaturas e precipitações (chuva) diárias em setembro de 2023 no Mirante de Santana (SP). Referência: Normal Climatológica de 1991 a 2020.
Confira o balanço completo AQUI!
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET