Aquecimento global contribui para aumento das temperaturas em Brasília (DF)
Mudanças climáticas também impactam nas chuvas na capital federal
O aquecimento global impacta no clima de muitas cidades brasileiras há bastante tempo. Em Brasília (DF), as mudanças climáticas provocaram o aumento das temperaturas médias em todos os meses do ano ao longo das últimas décadas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre os meses com maior elevação dos termômetros na capital federal, destaque para outubro. O período registrou aumento de 1,5°C quando comparado com os anos de 1961 a 1990 e 1991 a 2020. Com esse crescimento, a média das temperaturas no mês passou de 21,6°C para 23,1°C.
As mudanças nos padrões do clima em Brasília também foram observadas durante a ocorrência de chuva na cidade. Entre de 1961 a 2022, estudos confirmaram a tendência de redução do volume total acumulado em um ano. A diminuição da quantidade de chuva foi identificada, principalmente, em janeiro e fevereiro, meses considerados os mais chuvosos da capital.
Em 2022, por exemplo, o total de chuva registrado na estação convencional do Inmet, localizada no bairro Sudoeste, foi de 1.176,4 milímetros (mm). O valor é menor do que os volumes contabilizados nos anos de 1985 e 1965, primeiros do ranking, quando foram registrados 2.014,9 mm e 2.004,4 mm, respectivamente.
Além do aquecimento global, fatores locais, como o crescimento das indústrias, da frota de veículos e da urbanização, também contribuíram para a mudança do clima em Brasília, tendo em vista a redução da circulação dos ventos e a ocorrência de chuvas e secas mais intensas.