Ano Novo com previsão de chuva em quase todo o Brasil

Capitais da Região Sul e grande parte do Nordeste não têm previsão de chuva na virada

Publicado em 29/12/2022 15h34 . Última modificação 30/12/2022 15h38 .

O final de semana do Ano Novo será de muita chuva em quase todo o País. A Região Norte e parte do Centro-Oeste e Sudeste terão os maiores totais de chuva entre o sábado (31) e o domingo (1). A combinação de calor e alta umidade, típica do verão, vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva neste período.

O mapa abaixo mostra a previsão do tempo para a noite do dia 31 de dezembro (figura 1). Nas áreas em amarelo, não há previsão de chuva. Já os tons em verde indicam áreas com previsão de chuva. Quanto mais escuro o tom de verde, mais forte poderá ser a chuva.

Região Sul

Não há previsão de chuva na noite de Ano Novo na maior parte da região. Pode chover apenas em áreas do extremo norte do Paraná.

Região Sudeste

Previsão de pancadas de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e no centro, sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. No Espírito Santo, a previsão é de chuva isolada.

Região Centro-Oeste

Previsão de pancadas de chuva com trovadas em praticamente toda a região. Não há previsão de chuva apenas no centro-sul do Mato Grosso do Sul e nordeste de Goiás.

Região Norte

A combinação de calor e umidade favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas na Região Norte. Chuvas mais fortes são previstas em áreas de Rondônia, Amazonas e Pará. Por outro lado, não há previsão de chuva no leste de Tocantins.

Região Nordeste

Predomínio de poucas nuvens na maior parte da Região Nordeste. Previsão de chuva isolada no Maranhão, norte do Piauí e no extremo sul da Bahia.

Figura 1: Mapa da previsão do tempo para a noite de sábado (31). Fonte: Inmet.


O mapa interativo com a previsão do tempo completa para todos os municípios do Brasil está disponível em nosso portal. Acesse aqui!  


A tabela abaixo mostra a previsão para algumas capitais brasileiras para a noite do dia 31 de dezembro e o primeiro dia de 2023. Até a publicação desta notícia, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas na cidade do Rio de Janeiro na noite de sábado (31). Por outro lado, nas capitais das Regiões Sul e Nordeste, não há previsão de chuva. As exceções para a Região Nordeste são as cidades de Teresina e São Luís, onde há previsão de chuva isolada.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para mais informações, acesse portal.inmet.gov.br.

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: