Agricultura e Primavera: entenda como a estação pode afetar a safra neste ano!

Meteorologista aconselha o produtor rural a plantar somente quando chuvas se estabilizarem.

Por Anna Julia Duarte - publicado 28/09/2021 19h00 . Última modificação 28/09/2021 15h45 .

A Primavera chegou nesse dia 22 de Setembro, e com ela, as preocupações do produtor rural em relação ao clima da estação.

Período marcado pelo início do desabrochar das flores, é na Primavera que se inicia a temporada de plantio da safra de Verão. Por isso, observar as condições climáticas da estação é essencial para uma boa safra.

Nesta época, tem-se o início do plantio das culturas de grãos, como milho, feijão e soja.

As previsões do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) são de um início de Outubro seco no interior da Região Nordeste, incluindo o MATOPIBA e extremo sul do Rio Grande do Sul, com o retorno das chuvas para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente na segunda quinzena de Outubro.

Homem à distância num campo de plantação de soja.
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Quando começar a plantar?

Segundo o Zoneamento Agrícola (ZARC), as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no MATOPIBA (região que compreende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) são consideradas aptas para o plantio da soja, nos dias 13, 16  e 25 de Setembro.

Mas é necessário tomar precauções.

“As chuvas ainda não estão normalizadas, mas de qualquer forma, essa é a janela de plantio de acordo com o zoneamento agrícola”, disse a meteorologista e Coord. Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do INMET, Marcia Seabra durante o evento Perspectivas Climáticas para a Primavera 2021.

A meteorologista Danielle Ferreira fala mais sobre as precauções em relação ao momento ideal para começar a plantar. “É importante que o produtor espere um pouco para iniciar o plantio, para que as condições de umidade se elevem, e assim ter um solo mais robusto para que a planta se desenvolva.”

Ou seja, caso chova após um período de estiagem, o agricultor deve esperar um pouco para ver se o tempo continua propício à chuva. Caso contrário, pode acontecer de toda uma safra ser perdida caso as chuvas não sejam consistentes

E como o La Niña afeta o produtor?

O La Niña é o fenômeno meteorológico que causa um período de falta de chuva no Sul do país e excesso de chuva no norte.

Previsto para essa primavera, ele tem causado preocupações no produtor rural, que pode ter suas safras de verão afetadas assim como em 2020.

Em relação ao ano passado, o La Ninã chegará um pouco mais tarde, em Outubro.

Por conta da quantidade considerável de água acumulada no solo do centrossul, o produtor dessa região terá um pouco mais de folga. Mas ainda é preciso se preparar para sentir seus efeitos durante o verão, ao fim de Dezembro de 2021, assim como em Janeiro e Fevereiro de 2022.

Para guiar o calendário do produtor rural, a safra 2021/2022 será divulgada pelas plataformas do CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) no dia 07 de Outubro de 2021. Com as informações do boletim, o produtor poderá organizar o plantio e a colheita de suas safras, sempre levando em consideração a importância das condições climáticas.

O INMET oferece em seu site e aplicativo oficial para Android e iOS um serviço em parceria com a CONAB, que mapeia as áreas do país por tipos de safra. Nele, você pode verificar as condições de tempo em tempo real e previsões de até sete dias.

Veja abaixo o vídeo sobre as Primavera e seu impacto na Agricultura publicado pelo INMET no YouTube: